Minha conta
    A Casa: 5 filmes que também retratam luta de classes

    Além da luta de classes, o novo longa da Netflix retrata temas como inveja, obsessão e mentiras.

    Netflix

    A Casa está ganhando popularidade no catálogo da Netflix. O suspense, dirigido por David Pastor e protagonizado por Javier Gutiérrez, acompanha a trajetória de um homem que perde grande parte de seu dinheiro, e precisa diminuir o seu custo de vida. Contudo, a atitude traz consequências emocionais sérias para o personagem, que acaba se tornando um sociopata.

    No cinema, muitos longas retratam temáticas semelhantes. Por isso, separamos cinco filmes para quem assistiu A Casa, e quer experimentar as mesmas reflexões por abordagens diferentes. Veja a seguir:

    1. Parasita

    via GIPHY

    Parasita é a história de uma família que vive sob condições precárias, em uma espécie de abrigo subterrâneo. Porém, tudo muda quando um dos membros do núcleo familiar começa a trabalhar em uma casa luxuosa, como professor de inglês.

    A partir daí, ele tentará empregar todos os seus parentes na mansão de classe alta. Abordando a relação entre dominadores e dominados, Parasita se assemelha com A Casa ao retratar as consequências físicas e emocionais que o sistema capitalista provoca na sociedade.

    2. Mulher Solteira Procura

    Apesar de ter um fundo social, A Casa também é uma obra de suspense. O protagonista do longa não aceita ceder o apartamento em que vivia para outro morador, e por isso, começa a perseguir a nova família que está morando no local. Contudo, a perseguição atinge novos ápices quando Javier deseja ocupar o lugar de Tomás.

    Neste sentido, A Casa é semelhante com Mulher Solteira Procura, que conta a história de duas colegas que vivem em harmonia em um apartamento, até que uma delas começa a planejar roubar a identidade da outra, custe o que custar.

    3. Colega de Quarto

    via GIPHY

    Em Colega de Quarto, protagonizado por Minka KellyLeighton Meester (Gossip Girl), uma estudante começa a perceber que sua colega de quarto está obcecada por ela, e tem o desejo de roubar a sua vida. Para isso, a antagonista do filme começa a perseguir e manipular todos que estão a volta de sua vítima, algo semelhante ao que Javier faz em A Casa.

    4. Expresso do Amanhã

    via GIPHY

    Em Expresso do Amanhã, dirigido por Bong Joon Ho (diretor de Parasita), a temática de luta de classes retorna. Na trama, um experimento climatico acaba matando todos que vivem no planeta. Os únicos sobreviventes buscaram abrigo em um trem que circula pelo globo.

    Vivendo em uma nova realidade, uma nova classe social começa a emergir dentro do expresso, gerando novos conflitos e reflexões densas sobre o sistema em que vivemos.

    5. As Golpistas

    via GIPHY

    Em As Golpistas, um grupo de strippers vive sob condições incômodas em um clube noturno. Sem dinheiro para sustentar a si mesmas e suas famílias, elas precisam bolar um plano ilegal para conseguir conquistar grandes quantias de dinheiro.

    O longa explora o embate moral entre fins e meios, e como determinadas classes precisam se submeter a atos questionáveis para garantir uma estabilidade financeira que poucos têm acesso.

    Quarentena: O que assistir em casa?

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top