Minha conta
    7 Filmes de terror famosos que são adaptados do Japão

    Hollywood achou sua fonte de "originalidade".

    Existem muitos motivos pelos quais um filme pode acabar sendo adaptado pela indústria de Hollywood. Fatores como a ignorância seletiva do público norte-americano a obras que não sejam faladas em inglês — questão abordada recentemente no discurso do premiado diretor sul-coreano Bong Joon-ho — e o sucesso regional de determinadas obras certamente precisam entrar na somatória, por exemplo.

    Seja como for, o fato é que uma das maiores fontes de "inspiração" (para não usar outras palavras) de grandes estúdios estadunidenses é o cinema de terror japonês. Recentemente, O Grito ganhou uma nova versão e alcançou a peculiar proeza de se tornar o remake de uma adaptação de um filme asiático. 

    Aproveitando a ocasião, o AdoroCinema decidiu relembrar algumas das obras de horror que se tornaram famosas em suas versões em inglês mas que, na realidade, são originalmente faladas em japonês. Seja para matar a curiosidade ou para fazer com que os espectadores conheçam o produto original que resultou em tantos filmes interessantes, aqui vai!

    O CHAMADO (RINGU)

    Hideo Nakata é considerado um dos mais importantes realizadores dentro da cultura do "J-Horror" e ainda aparecerá novamente nesta lista. Ainda em 1998 ele desenvolveu Ringu, que contava a história de uma fita VHS amaldiçoada, responsável por acabar matando todos aqueles que a assistem. O longa foi um sucesso tão grande que ganhou uma continuação e um prelúdio em 1999 e em 2000. No entanto, em 2002 o diretor Gore Verbinski foi selecionado para comandar o remake estrelando Naomi Watts, que também ganhou continuação. Recentemente, a franquia teve uma outra sequência norte-americana, porém com recepção bem inferior aos anteriores.

    PULSE (KAIRO)

    Mesmo lançado originalmente em 2001, Kairo já galava de maneira muito contundente e interessante a respeito de como a internet viria a ser uma temática usada constantemente no novo século. Embora muito elogiado, sua versão norte-americana de 2006 com Kristen BellIan Somerhalder acabou fracassando completamente, tanto na crítica quanto perante ao público. Sua trama foi considerada confusa e simplesmente bizarra em vez de assustadora, como o longa original. De qualquer forma, Kairo segue como uma ótimo opção aos que curtem o tema. 

    ÁGUA NEGRA (HONOGURAI MIZU NO SOKO KARA)

    Conforme dito anteriormente, aqui está a presença de Hideo Nakata mais uma vez. Apenas poucos anos depois de Ringu, o cineasta emplacou outro clássico logo na sequência: Honogurai Mizu no Soko Kara, em 2002. O filme conta a história de uma mãe e filha que se mudam a um novo apartamento e logo percebem que quase todos os lugares estão inundados por uma água escura, que revela-se posteriormente como uma manifestação espiritual da antiga inquilina. O filme ganhou uma versão em Hollywood em 2005 pelas mãos do brasileiro Walter Salles (Central do Brasil), contando ainda com Jennifer ConnellyJohn C. ReillyTim Roth no elenco premiado. Assim como a presença de Nakata no roteiro da adaptação, nada disso foi suficiente para salvar o filme de uma recepção mediana. 

    UMA CHAMADA PERDIDA (CHAKUSHIN ARI) 

    Se você já assistiu a alguns destes filmes, deve ter percebido que os japoneses possuem uma forte veia sobrenatural, mística e muitas vezes até embasadas em lendas urbanas que realmente já circularam pelo país. Em Chakushin Ari, a premissa é um tanto inesperada: pessoas começam a misteriosamente receber ligações e mensagens de voz nas quais podem ouvir a si mesmas nos segundos que antecedem sua morte. Novamente, a tecnologia joga a favor da trama, e o remake Uma Chamada Perdida seguiu o mesmo caminho da maior parte das adaptações e acabou não agradando muito. 

    GODZILLA (GOJIRA)

    Vamos tentar variar um pouco e falar de adaptações que deram (muito) certo. Atualmente a cultura popular japonesa é repleta de monstros gigantes, robôs, explosões... enfim. Na primeira versão de Gojira, em 1954, a trama contava a história de um teste com armas nucleares do exército que acabou dando errado e gerando um lagartão gigante e bizarro que destuía tudo pela frente. O Godzilla não apenas se tornou um ícone na Ásia, como também fez um sucesso estrondoso ao redor do mundo quando as primeiras adaptações começaram a bombar na década de 90. Tantas continuações apareceram que o longa, que originalmente era um terror, hoje é um daqueles filmes de ação repletos de tudo que os Estados Unidos mais gostam. Acontece, né?

    APARTAMENTO 1303 (APARTMENT 1303)

    Não tendo muito o que adicionar à obra original, o remake de Apartamento 1303 simplesmente adicionou um "3D" ao fim do título original e realizou uma versão inferior à original. No enredo, uma mulher começa a investigar os estranhos eventos por trás da misteriosa morte de sua irmã. No meio da questão, sua mãe acaba fazendo parte da história e o apartamento 1303 vira a peça central em um quebra-cabeça sobrenatural. 

    O GRITO (JU-ON)

    Vamos ao mais recente estreante da lista. Ju-On fez um sucesso tão grande no Japão que sua adaptação norte-americana demorou apenas dois anos para ser concebida, sair do papel e estrear na terra do Tio Sam. Originalmente dirigido por Takashi Shimizu, talvez o remake tenha encontrado a fórmula do sucesso por ter contado com o mesmo Takashi no comando da obra, o que foi importante para que muitos aspectos fossem mantidos. Sarah Michelle Gellar estrelava a produção sobre um espírito de um garoto que assombrava todos os moradores da casa onde ele morreu. Mesmo após uma sequência em 2006, o filme agora ganhou mais um remake, com direção de Nicolas Pesce. Nem é preciso falar sobre como tem sido a recepção.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top