Minha conta
    O Mundo Sombrio de Sabrina: O que esperar da 4ª e última temporada?

    Kiernan Shipka retorna em dose dupla, com referências a The Crown e H.P. Lovecraft.

    O Mundo Sombrio de Sabrina está retornando à Netflix na virada do ano para sua quarta e última temporada. Novamente com Kiernan Shipka no papel principal, a série será uma espécie de "versão demoníaca de The Crown", de acordo com o criador Roberto Aguirre-Sacasa. Isso porque veremos a protagonista em dose dupla, uma no mundo dos humanos e uma no Inferno, graças a uma reviravolta na terceira temporada virou o universo da bruxinha de pernas para o ar.

    As partes 3 e 4 de Chilling Adventures of Sabrina (no original) foram filmadas simultaneamente e trouxeram diversas referências a Riverdale. Enquanto Ross Lynch não solta a voz de verdade como Harvey e não temos um episódio musical completo, o AdoroCinema selecionou algumas de especulações e teorias para a quarta temporada da série da Netflix. Vem com a gente!

    O Mundo Sombrio de Sabrina na Netflix: Tudo que você precisa saber para assistir a última temporada

    Mas atenção: o texto a seguir contém spoilers da 3ª temporada de O Mundo Sombrio de Sabrina.

    Continue por sua conta e risco.

    O Mundo Sombrio de Sabrina vai abordar paradoxo do tempo

    Diyah Pera/Netflix

    Após ser enganada por Caliban (Sam Corlett) na jornada para pegar os três artefatos da Regalia Profana, Sabrina volta no tempo para salvar a si mesma e o mundo, e precisa garantir que o ciclo do tempo seja fechado. No entanto, ela não segue essa regra e duas Sabrinas terminam a temporada no estilo Hanna Montana "melhor de dois mundos": uma em Greendale, a outra no Inferno. No entanto, segundo Ambrose, isso pode ter criado um paradoxo no tempo (considerando O Mundo Sombrio de Sabrina, não é tão difícil).

    Não é coincidência que Sabrina tenha alterado o tecido do tempo e da realidade, ao mesmo tempo em que o Padre Blackwood (Richard Coyle) libertou uma criatura que distorce o tempo (como explicaremos mais abaixo). Talvez o paradoxo do tempo torne esse ser mais poderoso do que antes.

    O Mundo Sombrio de Sabrina teria crossover com Riverdale na 5ª temporada

    Série vai acompanhar Sabrina em dose dupla

    Diyah Pera/Netflix

    Uma versão de Sabrina se tornou a Rainha do Inferno, enquanto a outra voltou para Greendale para viver sua vida como uma adolescente normal. Mais uma vez, a série sugere que a bruxinha venha ter uma gêmea do mal.

    Durante as duas primeiras temporadas, Sabrina sonhou que dois bebês estavam presentes em seu batismo sombrio, e um flashback mostrava o pai de Sabrina (Georgie Daburas) com dois bebês, um parecendo humano e outro com cascos como pés. Enquanto isso poderia simplesmente significar que Sabrina era filha de Lúcifer, a trama vem se expandindo cada vez mais para o lado da "gêmea do mal", agora Rainha do Inferno. E há precedente: na série dos anos 90 Sabrina, Aprendiz de Feiticeira, cada Spellman tem um gêmeo, sempre um bom e um mal. Ter duas versões de Sabrina significa que a série pode finalmente explorar uma história maligna de gêmeos, bem como a dualidade de ambas as naturezas de Sabrina.

    Blackwood libertou criatura do Lago Ness

    Diyah Pera/Netflix

    A criatura dentro do ovo apareceu pela primeira vez na estreia da terceira temporada. O Padre Faustus Blackwood fez um grande esforço para rastrear o ovo — chamado por ele de Abissal — até a Escócia, encontrando finalmente essa criatura ardilosa, mas poderosa, nas águas do Lago Ness. Embora pouco se saiba sobre este ser, ele parece incrivelmente poderoso e tem a capacidade de distorcer o tempo. E isso apenas a sua casca. Quase no fim da temporada, o Padre Blackwood, protegido pela Marca de Caim e desejando se vingar dos Spellmans, realizou um ritual que liberou a misteriosa criatura de seu ovo.

    A trama sugeriu, pelo contexto, que a criatura pertencia ao monstro do Lago Ness e talvez tenha sido seu filhote. Além disso, o padre Blackwood apela aos Terrores Antigos depois que a criatura é solta.

    Terrores antigos inspirados em Lovecraft

    Diyah Pera/Netflix

    Depois de chocar o ovo, o Padre Blackwood chamou os terrores antigos para ajudá-lo a controlar os poderes da criatura Abissal. Ainda não está claro se o ser do ovo é um terror antigo.

    "Terrores antigos" é a tradução de "Eldritch Terrors" no original. A palavra "eldritch" é usada para descrever algo que é percebido como sobrenatural, sinistro ou de outro mundo. Nas obras de fantasia, tais criaturas são chamadas de "abominações de eldritch" e geralmente têm um poder considerável. A criatura do ovo certamente se encaixa nessa descrição até agora. O Mundo Sombrio de Sabrina certamente deve sabe pautar suas referências mitológicas e de obras de terror, portanto, há de se esperar que a quarta temporada se aprofunde nesses terrores antigos. Pelo trailer do novo ano, parece que veremos alguns elementos que farão referência ao mundo de H.P. Lovecraft.

    Lovecraft Country: Crítica da série de terror da HBO

    Prudence vs Padre Blackwood

    Diyah Pera/Netflix

    A missão de Prudence (Tati Gabrielle) e Ambrose (Chance Perdomo) estavam em uma missão para encontrar e matar o Padre Blackwood durante a terceira temporada — a moça queria vingança depois que seu pai envenenou e matou vários membros da Igreja da Noite, levou seus irmãos Judith e Judas e Agatha (Adeline Rudolph).

    Essa missão não foi completada, e Padre Blackwood ainda libertou a critatura do ovo. Ele agora tem a Marca de Caim, o que o protege da morte, e Prudence terá que encontrar outra maneira de matá-lo. Desesperada por encontrá-lo, é bem provável que ela faça seu próprio acordo com um demônio, o Inferno, ou encontre um terror antigo para ajudá-la. Afinal, a moça se separou de Ambrose por ter deixado Dorcas (Abigail Cowen) morrer, e possivelmente se unirá a com Nick (Gavin Leatherwood) nessa missão. O rapaz também se sente abandonado por Sabrina e a Igreja da Noite.

    Porém, vimos no trailer que em algum momento, tanto Prudence se unirá novamente a Ambrose, quanto Nick a Sabrina.

    Adoração de Hecate

    Diyah Pera/Netflix

    A Igreja da Noite já adorou Lúcifer (Luke Cook), Lilith (Michelle Gomez), e agora Hecate, deusa da Mitologia Grega. Só falta Sabrina, agora Rainha do Inverno — mas isso segue sendo um segredo, então não deve acontecer tão cedo. No final da terceira temporada, Zelda (Miranda Otto) convocou Hecate para ressuscitar Hilda (Lucy Davis) dos mortos. Durante a visita de Zelda ao Limbo, ela descobriu que o símbolo da lua tripla faz parte de sua vida há muito tempo, mas ela o abraça completamente depois de reviver. Não apenas Zelda e as bruxas convocam Hecate, mas eles começam a adorá-la no lugar do Lorde das Trevas.

    Com Lúcifer restaurado no Inferno e voltando a governar seus nove círculos, o que isso significa para o coven? Agora que Lúcifer tem (a segunda) Sabrina ao seu lado, ele pode não estar tão interessado na Igreja da Noite. No entanto, pode ser que ele queira vingança pelo clã por dar as costas a ele — ainda mais quando descobrir que Sabrina enganou a todos e criou duas de si para viver uma vida dupla.

    Lilith está grávida de Lúcifer

    Diyah Pera/Netflix

    Não podemos esquecer que, ao lado do Lorde das Trevas e da Sabrina Rainha do Inferno, também está Lilith. Capturada por Lúcifer, que buscava sua vingança, Madame Satã fez o que precisava para sobreviver: fez um acordo com Padre Blackwood — hospedeiro da alma de Lúcifer — e dormiu com ele, engravidando do Lordes das Trevas. Assim, impediu (temporariamente) que Lúcifer a matasse. 

    No entanto, ela segue na lista de vingança do Lorde das Trevas. Especula-se que, na quarta temporada, ela descubra o segredo do paradoxo do tempo de Sabrina e chantageie a jovem bruxa em troca de sua liberdade. Talvez ela faça um acordo para sair do Inferno para sempre e recomeçar a vida em Greendale. Vale lembrar que a Sra. Wardwell também está vivendo em Greendale, ainda como professora de Baxter High. E ainda há o caso do bebê de Lúcifer, irmãozinho de Sabrina, não é mesmo?

    Quais são os casais de O Mundo Sombrio de Sabrina?

    Diyah Pera/Netflix

    Um dos elementos das séries teen são os casais. Sabrina começou a série com Harvey (Ross Lynch), terminou, aparentemente ainda com sentimentos por ele. Começou a namorar Nick, ele se sacrificou por ela e pelo clã, foi salvo pela moça, torturado por Lilith e Satã, e então terminou com a jovem. 

    Ferida e com raiva pelo rompimento, Sabrina fez um feitiço que apagaria seus sentimentos por Nick e por Harvey — que está com Roz (Jaz Sinclair) mas aparentemente também nutre sentimentos pela bruxinha. Será que Sabrina voltará a ficar com algum deles? Ou começará um romance com o então inimigo Caliban? De qualquer forma, agora existem duas Sabrinas, e a gama para escolher parceiros aumentou.

    Outro casal que começou uma centelha na terceira temporada foram Zelda e Mambo Marie (Skye Marshall). Ela é a pessoa perfeita para ficar ao lado de Zelda agora que ela é Alta Sacerdotisa da Ordem de Hécate, enquanto o clã trabalha para ser mais inclusivo com outras bruxas. Além disso, as duas já provaram que eles trabalham muito bem juntas e com química. Seria interessante se o relacionamento delas fosse explorado na quarta temporada.

    O Mundo Sombrio de Sabrina estreia no dia 31 de dezembro na Netflix.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top