Minha conta
    Star Wars - A Ascensão Skywalker: Livro explica cena final de Lando

    É o que você está pensando.

    Star Wars: A Ascensão Skywalker traz o retorno de alguns personagens clássicos da franquia, o principal deles sendo Lando Calrissian (Billy Dee Williams). Ele protagoniza uma enigmática e sugestiva cena no final da produção, fato que é esclarecido por detalhes recém-revelados sobre a história de origem do personagem.

    Atenção para SPOILERS de Star Wars: A Ascensão Skywalker.

    Continue por sua conta e risco.

    Lucasfilm

    No final do Episódio IX, a Resistência está celebrando a vitória sobre a tropa de Palpatine (Ian McDiarmid) e da Primeira Ordem. Durante as comemorações, Jannah (Naomi Ackie), lutadora da resistência e ex-stormtrooper, se aproxima do famoso ex-general da Aliança Rebelde, Lando Calrissian e lhe faz uma pergunta. Lando, olhando para longe, a princípio parece desinteressado. Mas, ao olhar Jannah, ele de repente fica bastante envolvido. O general pergunta a Jannah de onde ela é e a moça responde que não sabe — no começo do filme, descobrimos que ela foi sequestrada pela Primeira Ordem quando criança e se tornou uma stormtrooper. Lando então diz: "Bem, vamos descobrir..." A cena sugere que Lando está oferecendo para ajudar Jannah a encontrar sua família (e até impressionou alguns espectadores sugerindo que o general, sempre galanteador, estaria "cantando" a jovem).

    Entretanto, para acalmar os ânimos, um detalhe importante sobre a história de Lando foi revelada no livro complementar "Rise of Skywalker Visual Dictionary" ("Dicionário Visual de A Ascensão Skywalker", na tradução), e muda o contexto da cena significativamente.

    O livro explica: "Quando a paz reinou, [Lando] tentou iniciar uma família, mas uma tragédia ocorreu e sua filha desapareceu. Só mais tarde ficou claro quem eram os culpados por trás do sequestro: a Primeira Ordem, construindo suas forças de combate, mas também atacando especificamente a antiga liderança da Aliança."

    Lucasfilm

    Ou seja, a ideia aqui é que Jannah é a filha perdida de Lando. Talvez o interesse imediato dele por ela fosse porque ela se parecia com sua esposa. Desde que essa história foi publicada pela primeira vez, a ideia de que Jannah é filha de Lando parece ter sido confirmada por Jennifer Heddle, editora dos livros Star Wars da Disney Publishing, pelo Twitter. A revelação adiciona um nível totalmente diferente ao momento final de Calrissian na saga — e dá um gostinho sobre o que ele tem feito todos esses anos desde O Retorno de Jedi.

    De acordo com uma linha do tempo de Lando no livro, a filha dele nasceu 21 anos antes dos eventos em A Ascensão Skywalker (Naomi Ackie tem 28 anos, mas sua personagem poderia ser mais jovem). A publicação explica que, depois que Lando viajou com Luke (Mark Hamill) para Pasaana durante a caçada dos Jedi por relíquias Sith, o rapaz decidiu permanecer no planeta depois de encontrar "alguma paz e senso de comunidade entre os humildes Aki-Aki" e indica que "mais uma vez protegido de um conflito crescente, [Lando] sentiu que tinha merecido o seu descanso depois de tanto sacrifício."

    Provavelmente, a cena de Lando e Jannah foi filmada com uma referência da história pregressa do herói, que deve ter sido editada do filme. De fato, há uma citação de Lando no livro complementar que não está no filme: "A Primeira Ordem foi atrás de nós — líderes das antigas guerras. Eles levaram nossos filhos".

    Lucasfilm

    Em outra cena do filme, Zorii Bliss (Keri Russell) explica a Poe (Oscar Isaac) que a Primeira Ordem está sequestrando crianças para preencher suas cadeias de comando. Portanto, é possível que a subtrama do sequestro infantil da Primeira Ordem tenha sido em algum momento uma parte maior da história do filme, mas cortada antes da edição final.

    E você, o que acha dessa grande coincidência?

    Star Wars: A Ascensão Skywalker está em cartaz nos cinemas.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top