Minha conta
    Breaking Bad: 10 coisas que você precisa saber antes de assistir ao filme El Camino

    Diga meu nome uma última vez.

    Era dia 20 de janeiro quando, sem grandes pretensões, o primeiro episódio de Breaking Bad foi ao ar. Na época, Vince Gilligan era mais conhecido por escrever episódios pontuais de séries de ficção, Bryan Cranston ainda lutava para conseguir um papel de protagonismo — ao contrário das pontas que realizara em SeinfeldMalcolm in the Middle — e Aaron Paul tentava encontrar equilíbrio em sua carreira profissional. Ah! E todos eles trabalharam em Arquivo X.

    Mesmo com um início relativamente tímido, a série foi, aos poucos, chamando a atenção da crítica e dos espectadores mais curiosos, que procuravam por um enredo mais denso e um desenvolvimento sólido. Há cerca de 10 anos, ainda era inimaginável pensar que a trama de um professor de química que descobre um câncer no pulmão e decide fabricar metanfetanima seria tão estrondosa quanto foi. 

    Hoje em dia, o impossível seria conceber qualquer lista das melhores séries do século sem inserir Breaking Bad. O programa só foi cair nas graças do grande público perto de sua temporada final, o que também credibilizou Gilligan como um showrunner corajoso que, ao contrário de tantas séries desnecessariamente longas, terminou sua obra depois de apenas cinco anos de exibição. E saindo por cima!

    Enquanto alguns fãs tornaram-se órfãos da jornada de Walter White, outros ficaram felizes em saber que o enredo teve um fim antes que sua qualidade decaísse. Para resolver a situação, Vice lançou a também elogiadíssima Better Call Saul, contando a história do personagem interpretado por Bob Odenkirk. Agora, seis anos depois do fim de Breaking Bad, um filme está a caminho. 

    Para localizar os espectadores mais ansiosos, o AdoroCinema preparou um guia contando tudo que você precisa saber antes de assistir a El Camino: A Breaking Bad Movie. Quem será o protagonista? Qual será a história? O que nos trouxe até aqui? Quem está vivo? Quem está morto? Como a lista de perguntas poderia seguir até o fim da matéria, vamos logo às respostas. 

    O INÍCIO DA JORNADA

    AMC

    Para dar largada à nossa recapitulação, é preciso voltar para explicar o início da jornada. Aos 50 anos de idade, o professor de química do ensino médio, Walter White descobre que sofre de câncer no pulmão e começa a repensar toda a sua existência. Anteriormente, ele havia tido a oportunidade de se tornar sócio de uma empresa que viria a se tornar milionária, mas recusou a chance, o que o corrói por dentro. 

    Sempre envolto no dia a dia de seu cunhado, Hank (Dean Norris), que atua na área de narcóticos, Walter rapidamente percebe que traficantes de drogas ganham dinheiro fácil, e começa a pensar na hipótese de fabricar metanfetamina, usando de seu vasto conhecimento químico. Enquanto visita uma missão de busca e apreensão junto à Hank, ele nota que Jesse Pinkman (Aaron), seu ex-aluno, estava no local, mas que conseguiu fugir. Inicia-se, assim, a ideia de realizar uma parceria. Com um pouquinho de chantagem, é claro.

    TUDO QUE VEM FÁCIL...

    AMC

    Mas nem tudo são flores. Já na primeira tentativa de fabricar a droga, Jesse acaba tendo um problema com seu traficante, Krazy-8 (Maximino Arciniega), que o acusa de ter delatado um membro do grupo que foi preso justamente na apreensão de Hank. As coisas se intensificam, e K8 vai acompanhado até o trailer onde White e Pinkman estão fabricando as drogas, e obriga os dois a trabalharem para ele.

    Como a metanfetamina de Walter é uma das melhores já vistas até então, o criminoso logo enche os olhos e o mantém como refém. Mas, mesmo no auge de seu meio século de vida, o professor usa de um componente químico para intoxicar a dupla e, assim, meio sem perceber, entra de vez para o mundo do crime. Vale lembrar que, depois de muitos conflitos morais, ele mata Krazy-8 enforcado após decidir no "cara ou coroa" com Jesse sobre quem seria o responsável pelo ato.

    PULANDO ETAPAS

    AMC

    Para localizarmos melhor o leitor e não perdermos tempo dissertando a respeito de todas as circunstâncias da série, vamos pular para os últimos episódios. Dois anos depois de sua arriscada empreitada dentro do universo das drogas, Walter criou um verdadeiro império, levantou milhões de dólares, fez com que Hank acabasse morto, afastou a família de perto dele, deixou Jesse se tornar um escravo de neonazistas e está prestes a morrer de câncer. 

    Decidido a ir embora da existência tentando desfazer todo o estrago que causou, White bola um plano. Ele ameaça seus dois antigos sócios da Gray Matter e os obriga a dar dinheiro para Skyler (Anna Gunn) e Walter Jr. (RJ Mitte), prepara uma armadilha para matar toda a gangue de bandidos rivais (e libertar Pinkman) e confessa tudo que seu problemas de ego causaram. 

    No entanto, no meio da execução, Walter acaba sendo baleado e desaba no chão enquanto a polícia entra na cena do crime e Jesse foge para sua liberdade. Apesar de terem sido uma dupla implacável, Pinkman saiu com alto prejuízo psicológico, mas construiu um laço fortíssimo de paternidade com White, que o via como uma espécie de pupilo. E é exatamente aí onde o filme começa.

    O CAMINHO, OU, EL CAMINO

    Netflix

    Antes de começar a falar a respeito do vindouro longa, é preciso tirar da sala um elefante branco: um filme de Breaking Bad é realmente necessário? Existe alguma razão lógica para mostrar mais do que já vimos? As jornadas dos personagens centrais já não tiveram um fim? Segundo Aaron Paul, o medo de acabar "estragando" a saga existe, mas ele tem confiança no criador.

    "Achei que Vince e os escritores realmente acertaram com o final de Breaking Bad e pensei: ‘por que mexer com isso?’. Mas é sobre Vince que estamos falando, e eu o seguiria até para um incêndio. Esse é o tanto que eu confio nele", falou o ator ao The Hollywood Reporter. A história de El Camino começará exatamente no momento onde Jesse foge da cena do crime. Mas o que poderemos ver ali?

    EXPLORANDO VELHOS HÁBITOS 

    AMC

    A partir daqui, já entramos um pouco no campo da especulação. Vince Gilligan é tão bom em manter mistérios que nem mesmo o conflito do enredo de El Camino ficou muito claro. Sabemos que a polícia está atrás de Jesse para descobrir o exato paradeiro que envolveu a morte de tantas pessoas, de maneira desconhecida. 

    Pelos primeiros vídeos divulgados, pode-se perceber que Jesse pretende exorcizar os seus demônios e enfrentar todas as consequências de seus atos. Ao longo das temporadas, vimos apenas toques implícitos de como os atos de White influenciavam os seus arredores, mas agora a polícia parece estar mais determinada do que nunca para remontar os traços de Heinsenberg.

    TEORIAS E MAIS TEORIAS

    AMC

    Como a internet é completamente incapaz de reagir a qualquer trailer sem criar uma teoria a respeito, vale ressaltar a presença de algumas questões importantes levantadas pelos fãs. Ao final do último vídeo divulgado, por exemplo, é possível ouvir uma voz misteriosa perguntando a Pinkman se ele está pronto. De acordo com alguns relatos, ao ser exibido na Netflix, a primeira versão deste trailer exibia "Walter White" na legenda, como se a frase estivesse vindo dele. 

    Enquanto alguns apostam no retorno de Walter, outros já partem da premissa de que a história agora possui um outro foco, totalmente diferente. Ainda assim, a pessoa com quem Jesse está conversando ao final do vídeo permanece como um grande mistério. Mas falando em personagens...

    QUEM NÃO VAI, FICA

    AMC

    Vamos à questão mais importante: que personagens da série original retornam para a trama de El Camino? De acordo com o próprio Aaron, cerca de dez pessoas estarão retornando para o seriado, incluindo ele próprio, Skinny Pete (Charles Baker) e Badger (Matt Jones), seus dois principais ajudantes. Seguindo algumas pistas deixadas por Cranston em seu Instagram, existe a probabilidade de que White apareça. 

    Porém, se o filme for ambientado completamente após os acontecimentos da série, seria Walter uma espécie de fantasma na vida de Jesse? Nós já vimos o suficiente para saber que o rapaz passou por grandes traumas em sua caminhada, então passar a ver espirítos seria apenas mais um passo adiante. 

    EASTER EGGS

    AMC

    Gilligan adora referenciar suas próprias obras nelas mesmas através de metáforas e pequenas coisinhas escondidas na trama. Até mesmo no seriado isso acontece: o episódio final é intitulado "Felina", o que foi visto por alguns como uma alusão aos elementos Fe (Ferro), Li (Lítio) e Na (Sódio). Enquanto o Ferro é o componente mais presente no sangue, o Lítio é usado na fabricação de metanfetamina e o Sódio é um elemento importante das lágrimas.

    Aqui, o que mais poderemos esperar são easter eggs. Se até mesmo no trailer alguns elementos misteriosos já aparecem, provavelmente parte dos acontecimentos serão contados através de coisas quase imperceptíveis. Para onde teria ido Saul Goodman exatamente? O que a morte de Gus acarretou ao restante dos grupos? Como está a família de Walter White? Olho clínico a partir de agora!

    FALANDO EM FAMÍLIA...

    AMC

    A última vez que vimos Skyler, Walter Jr. e Marie, as coisas não estavam nada bem. A ex-esposa de Walt havia acabado de cortar todos os laços possíveis, seu filho não havia sequer chegado perto de superar todas as enganações do pai, e Marie perdera o marido, Hank, apenas dias antes. 

    Não sabemos o que acontecerá em relação ao dinheiro que White mandou os ex-sócios depositarem na conta da família, e nem mesmo as consequências diretas da morte do professor/traficante. Tudo o que se pode especular a respeito disso é que Jesse talvez se conecte com os três remanescentes familiares de Walter, já que a investigação da polícia anda a todo vapor.

    É O FIM

    Esplender

    Dentre drogas, assassinatos, mentiras e conflitos psicológicos, tudo o que podemos esperar é que Vince Gilligan trate El Camino da mesma maneira que tratou Breaking Bad durante todos estes anos: com sutileza e objetividade. Se tudo correr da melhor maneira possível, a continuação não trará nenhum resultado óbvio diante dos últimos acontecimentos vistos. 

    Um arco que explica muito bem o que é Breaking Bad, por exemplo, é o de Jane (Krysten Ritter), ex-namorada de Pinkman. Walter a viu morrer para ter seu parceiro de volta nos negócios, o que acarretou em um trauma para o pai da moça, que acabou permitindo que um grande acidente de avião acontecesse. Tudo se conecta dentro do mesmo furacão que Walter causou a partir do momento que se permitiu "sentir-se vivo". E, em El Camino, embora sua morte já tenha acontecido, é a sua presença que dá as cartas.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top