Minha conta
    Festival de Veneza 2019: Lucrecia Martel defende participação de Roman Polanski na mostra competitiva

    Mesmo assim, a presidente do júri se recusou a participar de um jantar com o diretor.

    O Festival de Veneza de 2019 teve início nesta quarta-feira (28) com uma polêmica. A entrevista coletiva com a presidente do júri Lucrecia Martel e o diretor do festival, Alberto Barbera, a dupla defendeu a inclusão de An Officer and a Spy, novo filme de Roman Polanski, na mostra competitiva.

    "Estou convencido de que temos que distinguir necessariamente o artista do homem", afirmou Barbera. "A história da arte é cheia de artistas que cometeram crimes de uma natureza diferente, e mesmo assim nós continuamos a admirar seus trabalhos artísticos. O mesmo vale para Polanski que, na minha opinião, é um dos últimos grandes mestres ainda na ativa do cinema europeu."

    Protagonizado por Emmanuelle Seigner, Louis GarrelJean Dujardin e Mathieu Amalric, An Officer and a Spy é ambientado em Paris, no final do século XIX, e acompanha o capitão Alfred Dreyfus, um dos poucos judeus que faz parte do exército. No dia 22 de dezembro de 1884, seus inimigos alcançam seu objetivo: fazer com que Dreyfus seja acusado de alta traição. O capitão é sentenciado à prisão perpétua no exílio. Intrigado com a evolução do caso, o investigador Picquart decide seguir as pistas para desvendar o mistério por trás da condenação de Dreyfus.

    Martel, por sua vez, evitou a polêmica fala de "separar a arte do artista", mas explicou por que o caso de Polanski, em sua visão, é mais complicado: "Um homem que comete um crime deste tamanho que é, então, condenado, e a vítima se considera satisfeita com a compensação, é difícil, para mim, de se julgar. É complicado definir qual é a abordagem correta que temos que ter com pessoas que cometeram certos atos e foram julgados por eles. Acho que esta questão é parte do debate nos tempos atuais", afirmou (via IndieWire).

    "Não vou parabenizá-lo, mas acho que é correto o filme dele estar aqui neste festival", continuou a diretora. "Temos que desenvolver nosso diálogo com ele e este é o melhor lugar possível para este tipo de discussão", finalizou.

    Mesmo com a defesa do filme em competição, Martel ressaltou que se recusou a comparecer a um jantar organizado pelo festival para o filme de Polanski. An Officer and a Spy terá exibição em Veneza nesta sexta-feira (30) e no sábado (31). Não há data de lançamento no Brasil. 

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top