Minha conta
    Mitos do Pop: O Rei Leão foi inspirado em um animê dos anos 1960?
    Por Pablo Miyazawa — 15 de jul. de 2019 às 15:01

    Simba ou Kimba? O novo episódio desvenda uma das maiores polêmicas das animações da Disney.

    Mitos do Pop é o novo programa semanal do AdoroCinema que tem como missão desvendar os maiores mistérios do mundo do entretenimento.

    Todas as semanas, o colunista Pablo Miyazawa apresenta e investiga alguma teoria da conspiração, lenda urbana ou questão pertinente sobre o mundo do cinema e da televisão, passando também pelas histórias em quadrinhos, literatura, videogames, música e internet.

    O tema do episódio 14 se aproveita do aguardada chegada aos cinemas de O Rei Leão, versão renovada e computadorizada do grande clássico das animações Disney. O novo filme propõe uma polêmica interpretação em “live action” do desenho de 1994, o qual por sua vez também repercutiu bastante por um motivo bastante polêmico e curioso.
    Quando O Rei Leão foi lançado há 25 anos, houve quem percebesse muitas cenas e detalhes que remetiam a um antigo desenho japonês chamado Kimba, O Leão Branco, por sua vez inspirado em um mangá criado pelo artista Osamu Tezuka. A Disney jamais assumiu o plágio e alegou que as semelhanças são meras coincidências. E com o lançamento da nova versão de O Rei Leão, a influência da obra original de Tezuka e, consequentemente, as desconfianças dos fãs de animês, continuam pairando sobre o mundo de Simba, Scar e a população das Terras do Reino.

    Mas, e se a inspiração de Osamu Tezuka para criar Kimba tivesse sido a própria obra de Walt Disney? Será que houve uma “via de mão dupla criativa” que acabou proporcionando produtos tão parecidos em épocas distintas? É isso o que o Mitos do Pop desta semana vai decifrar. Assista abaixo.


    Discutir esse tipo de questão é a função deste novo programa do AdoroCiinema, baseado nas histórias contadas no livro 52 Mitos Pop - Mentiras e Verdades nos Boatos do Mundo do Entretenimento, lançado pelo próprio Pablo em 2017, e que agora ganha uma versão em vídeo semanalmente. 

    Assista ao episódio 14 e clique aqui para conferir mais vídeos do canal do AdoroCinema no YouTube.
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Rafa
      O rei leão deve ter tido uma grande inspiração em Hamlet sim, mas existem muitas ''coincidências'' com o anime japonês, tanto que os protagonistas e os antagonistas são leões, macacos, pássaros e hienas e o nome dos personagens principais serem muitos parecidos, quase o mesmo.
    • T-New
      Basicamente o vídeo tenta dizer que o rei leão não é cópia de kimba porque o Tezuka se inspirou na arte da Disney para começar a sua carreira. Olha de fato em termos de arte os desenhos americanos foram oque ocasionara a mudança de arte nos mangás, tendo o início no Tezuka. Porém uma coisa não justifica a outra, inspirar a arte é totalmente diferente de inspirar uma historia em si.Francamente temos aqui protagonistas com nomes parecidos, cenas e personagens cumprindo funções iguais e a prova irrefutável, rei leão tem a mesma narrativa de Kimba.A questão é: a Disney nunca vai admitir tal coisa, pois as coincidências passam de uma mera inspiração e puxam mais para o plágio. E eles jamais abaixariam a cabeça para o japão.
    • ChadGrey
      Inspirado não foi... Foi copiado mesmo!
    Mostrar comentários
    Back to Top