Minha conta
    O Rei Leão: Disney pode perder direitos sobre "Hakuna Matata" após acusações de apropriação

    Ativista do Zimbábue acusou a produtora de gerar lucro em cima de expressão pertencente a nações africanas.

    Em praticamente qualquer canto do mundo, o lema "Hakuna Matata" é associado ao clássico filme da Disney, O Rei Leão, de 1994. Mas para o ativista Shelton Mpala, este fato é uma injustiça histórica que precisa ser corrigida o mais rápido possível. 

    De acordo com Shelton, a frase, que em suaíli significa "sem preocupações", vem sendo usada pela Disney de maneira gananciosa e incorreta. "A Disney não tem o direito de registrar algo que não inventou", diz ele em uma petição online que nesta sexta-feira (21) já conta com mais de 140 mil assinaturas. 

    "Hakuna Matata já vem sendo usada pela maioria dos países de língua suaíli, como Tanzânia, Quênia, Uganda, Ruanda, Burundi, Moçambique e República Democrática do Congo", completa Mpala.

    Através de registros públicos é possível perceber que a Disney solicitou os direitos da marca ainda no ano de 1994, o que dá a ela o direito de processar terceiros que usem o termo "Hakuna Matata" sem autorização. 

    Para o escritor e professor de linguística Ngũgĩ wa Thiong'o, apoiador declarado da petição, a aquisição dos direitos da frase é moralmente irregular. "Fazer isso é a mesma coisa que tentar adquirir os direitos pelo termo 'bom dia'. É uma frase comum, usada todos os dias, nenhuma outra empresa pode ter direitos dela", comentou em entrevista.

    Disney

    Em defesa, os porta-vozes da Disney declaram que o registro empresarial de "Hakuna Matata" não é capaz de impedir que nenhum outro indivíduo use-o em seu cotidiano, assim como acontece com diversos outros termos que também não são de dominío público.

    remake da clássica animação vencedora de dois Oscars vai trazer Donald GloverChiwetel Ejiofor como as vozes de Simba e Scar, enquanto James Earl Jones reprisará o papel de Mufasa. Beyoncé (Nala); Billy Eichner (Timão); Seth Rogen (Pumba); Alfre Woodard (Sarabi); Keegan-Michael Key (Kamari); John Oliver (Zazu); John Kani (Rafiki); Florence Kasumba (Shenzi) e Eric André (Azizi) completam o elenco.

    O Rei Leão chega aos cinemas brasileiros em 18 de julho de 2019.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top