Minha conta
    Marvel divulga nova cronologia de seu Universo Cinematográfico

    Linha do tempo dos filmes de heróis consertou alguns problemas, mas criou outras inconsistências.

    De tempos em tempos, a Marvel divulga uma linha do tempo atualizada do Universo Cinematográfico Marvel. Algo tão misterioso quanto o ainda desconhecido título de Vingadores 4.

    Desta vez, conforme o presidente do estúdio Kevin Feige havia prometido, a companhia usou o livro "Marvel Studios: The First 10 Years" ("Estúdios da Marvel: Os Primeiros 10 Anos", na tradução) para esclarecer alguns pontos da linha do tempo — e complicar um tanto quanto outros.

    A publicação (via ScreenRant) inclui uma linha do tempo que explora a história do UCM até hoje, indo desde a própria criação do universo até a busca de Thanos (Josh Brolin) pelas Joias do Infinito, detalhando todos os principais eventos intermediários. Graças às datas fornecidas, ele também fornece um detalhamento dos anos em que a Marvel coloca cada um de seus filmes.

    Partindo de Capitão América: O Primeiro Vingador (que agora aconteceu entre 1943 e 1945 e não em 1942), confira abaixo a ordem cronológica atualizada do Universo Marvel nas telonas. Atente para o fato de que a ordem de lançamentos do filmes nos cinemas não necessariamente significa que essa seja a linha temporal deles.

    Marvel

    1943-1945 - Capitão América: O Primeiro Vingador

    2010 - Homem de Ferro

    2011 - O Incrível Hulk

    2011 - Homem de Ferro 2

    2011 - Thor

    2012 - Os Vingadores

    2012 - Homem de Ferro 3

    2013 - Thor: O Mundo Sombrio

    2014 - Capitão América 2 - O Soldado Invernal

    2014 - Guardiões da Galáxia

    2014 - Guardiões da Galáxia Vol. 2

    2015 - Vingadores: Era de Ultron

    2015 - Homem-Formiga

    2016 - Capitão América: Guerra Civil

    2016 - Homem-Aranha: De Volta ao Lar

    2016/2017 - Doutor Estranho

    2017 - Pantera Negra

    2017 - Thor: Ragnarok

    2017 - Vingadores: Guerra Infinita

    Como podemos ver, a linha do tempo foi presumivelmente preparada antes do lançamento de Homem-Formiga e a Vespa, já que o filme que não aparece na lista, embora uma de suas cenas pós-créditos estabeleçam o filme pouco antes de Vingadores: Guerra Infinita.

    Marvel

    Além disso, ao observarmos a lista, notamos que a Marvel mudou um pouco as coisas, em grande parte por razões temáticas. Homem de Ferro foi transferido para 2010, mais perto dos eventos de Homem de Ferro 2 (apesar de trazer uma cena que claramente coloque o filme no ano de 2008). O Incrível Hulk e o primeiro Thor também passaram de 2010 para 2011.

    Marvel

    Enquanto isso, a história de origem do Doutor Estranho passou de 2016 a 2017, um ano depois do que se pensava inicialmente. O diretor Scott Derrickson indicara que seu filme abrange um período de 12 meses, mas acreditava-se que o período fosse de 2015 a 2016. Em vez disso, ele foi adiantado um ano, possivelmente para reduzir a quantidade de tempo entre o filme e a participação de Strange (Benedict Cumberbatch) em Thor: Ragnarok. Essa abordagem se encaixa perfeitamente com pequenos detalhes da produção de Doutor Estranho, como prêmios que Strange aparentemente ganhou por seu trabalho como neurocirurgião em 2016.

    Marvel

    No entanto, ainda há algumas inconsistências. A nova linha do tempo também não conserta a inconsistência que colocaria Homem-Aranha: De Volta ao Lar em 2020. O filme do Cabeça de Teia (Tom Holland) traz um flashback que apresenta o Abutre de Michael Keaton na época do primeiro Vingadores, e depois vai para o futuro, supostamente oito anos depois.

    Marvel

    Mas talvez a confusão mais notável seja com Pantera Negra. O longa estrelado por Chadwick Boseman foi movido para 2017, provavelmente para explicar por que Wakanda não abriu suas fronteiras significativamente na época de Vingadores: Guerra Infinita. Entretanto, a nova ordem ignora várias referências dos próprios filmes. O próprio Pantera Negra, que retrata T'Challa sendo nomeado Rei após a morte de seu pai, indica que se situaria uma semana depois de Capitão América: Guerra Civil. E dificilmente o herói deixaria seu povo sem um governante oficial durante um ano inteiro, como mostra a cronologia atual.

    Marvel

    Curiosamente, Guerra Infinita também é aparentemente é considerada em 2017 (e não 2018, como acreditávamos) possivelmente porque seus eventos vão direto para a cena dos créditos de Thor: Ragnarok. Só que um diálogo no filme que declara especificamente que ele se passa dois anos após os eventos do Capitão América: Guerra Civil.

    De qualquer forma, chegou a hora de maratonar todos os longas do UCM em ordem cronológica antes da estreia de Capitã Marvel (em 7 de março de 2019), que será ambientado na década de 90, e Vingadores 4 (em 2 de maio), situado em algum momento após Guerra Infinita. Para isso, é só seguir a lista divulgada pelo AdoroCinema, segundo os dados da Marvel.

    Vingadores: Ultimato
    Vingadores: Ultimato
    Data de lançamento 25 de abril de 2019 | 3h 01min
    Criador(es): Joe Russo, Anthony Russo
    Com Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo
    Imprensa
    3,9
    Usuários
    4,7
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora em Disney +

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top