Minha conta
    Trama Fantasma é eleito o melhor filme do ano pela Federação Internacional de Críticos de Cinema

    Cineasta americano se tornou o primeiro diretor a vencer o Fipresci Grand Prix três vezes.

    Paul Thomas Anderson se tornou o primeiro diretor a vencer três vezes o Fipresci Grand Prix, prêmio máximo entregue pela Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema). O longa-metragem premiado foi Trama Fantasma, derradeiro filme do ator Daniel Day-Lewis, que anunciou aposentadoria no ano passado.

    No filme, Day-Lewis interpreta um rígido estilista que desenvolve uma relação de poder intensa e fria com a personagem de Vicky Krieps, uma mulher que conhece por acaso e que usa como modelo e musa na alta sociedade britânica da década de 1950. A produção venceu o Oscar e BAFTA Awards de melhor figurino, além de ter sido indicado ao prêmio de melhor filme pela Academia.

    Os outros filmes de Paul Thomas Anderson que foram laureados pela federação foram o drama de histórias interligadas Magnólia e o drama histórico que analisa a relação entre capitalismo e religião na formação da alma americana Sangue Negro.

    Getty Images

    Estavam elegíveis para o Fipresci Grand Prix filmes que chegaram ao circuito de salas de cinema a partir do mês de julho de 2017. O colegiado que elegeu Trama Fantasma o melhor filme do ano foi composto por 473 jornalistas e críticos de cinema de todas as partes do mundo.

    A Federação Internacional de Críticos de Cinema também divulgou os nomes dos outros três filmes que foram os finalistas ao grande prêmio deste ano: Zama, da argentina Lucrecia Martel, Três Anúncios Para Um Crime, do britânico Martin McDonagh, e Guerra Fria, do polonês Pawel Pawlikowski.

    O Fipresci Grand Prix existe desde 1999 e se diferencia dos demais prêmios realizados pela organização em alguns dos maiores festivais de cinema do mundo por contar com votos de todos os membros da federação e não apenas de um júri. Diretores como Pedro Almodóvar, Richard Linklater, Michael Haneke, Jean-Luc GodardGeorge MillerJafar Panahi já foram premiados.

    Em 2017 o vencedor foi O Outro Lado da Esperança, do realizador finlandês Aki Kaurismäki .

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top