Minha conta
    Disney é criticada negativamente por fãs após suposta ausência de Shang no live-action de Mulan

    Será que um dos principais personagens da trama, visto por muitos como bissexual, vai continuar fora do remake?

    Li Shang, comandante das tropas chinesas e principal interesse amoroso de Mulan na animação original de 1998, pode ter sido removido da versão live-action do filme. A suposta ausência do personagem, visto por muitos como bissexual, tem gerado fortes críticas para a Disney.

    O assunto que gerou comentários negativos de fãs surgiu a partir de um documento, uma chamada de elenco antiga, de 2017, antes mesmo do filme ter sido adiado para 2020. Com o lançamento postergado em um ano e cinco meses, muita coisa pode ter mudado desde que esta convocação de elenco foi feita, então nada pode ser afirmado com certeza.

    A chamada de elenco indica que Li Shang, um dos protagonistas da trama original, teria sido substituído por um personagem chamado Chen Honghui, cujo arco seria diferente. O documento apresenta Honghui como um recruta no mesmo grupo de Mulan. Ele deseja ser o melhor soldado do mundo e vê em Mulan uma rival, até descobrir que ela é uma mulher disfarçada, "transformando seu intenso sentimento de rivalidade em algo diferente, algo como amor", como diz o papel.

    Muitos fãs não estão felizes com a suposta mudança, não só por ele ser um dos protagonistas da animação de 1998, mas também por ele ser visto por uma série de espectadores como um ícone de representatividade bissexual — visto que ele parece demonstrar interesse em Mulan não só quando ela se revela mulher, mas também quando ela está disfarçada de Ping.

    "Não dá pra descrever quão desinteressada eu estou na Disney transformando Mulan em uma história sobre um cara que só respeita Mulan como soldado e rival quando ele pensa que ela é um homem e que, de repente, a vê como um pedaço de carne ao descobrir que ela é uma mulher", escreveu uma fã.

    "[..] Disney seleciona uma talentosa e bonita atriz, que realmente é chinesa, para interpretar Mulan, mas também substitui o ícone bissexual Li Shang por um cara misógino aleatório que vai ofuscar a jornada de Mulan e acrescentar nenhum bom elemento à história", publicou outra espectadora.

    Com direção da cineasta neozelandesa Niki Caro (Encantadora de Baleias, Terra Fria) e a atriz e cantora chinesa Liu Yifei — também conhecida como Crystal Liu — no papel principal, Mulan tem previsão de lançamento para 27 de março de 2020.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top