Minha conta
    Agnès Varda avisa que Visages, Villages é seu último filme para o cinema

    A lendária realizadora, no entanto, já está preparando outro documentário.

    Depois de receber sua primeira indicação ao Oscar aos 89 anos, a lendária cineasta Agnès Varda (Cléo das 5 às 7), única expoente feminina da Nouvelle Vague de Jean-Luc Godard e François Truffaut, está pensando em se aposentar. A bem-humorada realizadora - que compareceu ao tradicional almoço de boas-vindas aos indicados da academia por meio de uma versão de si mesma em papelão - afirmou, em entrevista ao jornal O Globo, que Visages, Villages será seu último filme para os cinemas:

    "Você sabe que tenho quase 90 anos, não é? Tenho dado palestras, muitas delas. O que estou fazendo no momento é um filme com uma palestra minha. Vou editá-lo e mandar no meu lugar, para não ter que fazer isso pessoalmente. Visages, Villages certamente é o meu último filme para o cinema, já que não tenho mais energia para todo o processo de lançamento. Nos últimos 10 anos, tenho feito muitas videoinstalações, exposições em museus, em galerias de arte. É onde eu acho que me encaixo melhor", declarou Varda, mencionando o novo documentário ainda sem título que está preparando ao lado de Didier Rouget, seu assistente de direção de longa data.

    Conhecida por ter desenvolvido um estilo extremamente pessoal de direção - a "cine-escrita" - e por repensar constantemente o lugar da arte, seja a sua ou a de terceiros, em seus documentários, Varda pode não ter mais a mesma disposição de sempre para filmar, mas confirmou que terá energia suficiente para comparecer à noite de gala do Oscar: "Estive em Los Angeles em novembro para receber um Oscar honorário. E estarei na cerimônia de entrega de prêmios, em março, com toda a certeza. É uma chance em cinco, temos que aproveitar isso [...] Sempre fiz filmes, mas eles nunca deram dinheiro. Não estou em competição com Hollywood".

    Ela está concorrendo, contudo, com outros quatro fortes candidatos ao prêmio de Melhor Documentário do Oscar 2018. Visages, Villages, codirigido pelo fotógrafo JR, disputará o troféu com Últimos Homens em Aleppo - cuja equipe foi impedida de participar da cerimônia -; Abacus: Pequeno o Bastante Para Condenar; Ícaro; e Strong Island. Será que Varda consegue levar o troféu para a França? Fique ligado na cobertura completa do AdoroCinema para o Oscar - e relembre a lista completa de indicados!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    • Oscar: Agnès Varda e Donald Sutherland receberão estatuetas honorárias
    • Oscar 2018: Aos 89 anos, Agnès Varda recebe sua primeira indicação ao prêmio da Academia
    • Agnès Varda já está trabalhando em novo documentário
    • Oscar 2018: Agnès Varda é representada por um cartaz de papelão de si mesma no almoço dos indicados ao prêmio
    Pela web
    Comentários
    Back to Top