Minha conta
    Oscar: Agnès Varda e Donald Sutherland receberão estatuetas honorárias

    Charles Burnett e Owen Roizman também serão homenageados na próxima edição do Governors Awards, em novembro.

    Getty Images

    A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou quais membros da indústria serão premiados com estatuetas honorárias do Oscar este ano. A nona edição do Governors Awards vai aclamar quatro artistas - dos quais três jamais foram indicados aos prêmios da entidade: a diretora Agnès Varda, o diretor Charles Burnett, o diretor de fotografia Owen Roizman e o ator Donald Sutherland.

    "O Governors Awards deste ano reflete a amplitude do internacional, independente e mainstream fazer cinematográfico, são tributos a quatro grandes artistas cujos trabalhos contêm a diversidade de nossa compartilhada humanidade", destacou John Bailey, recém-eleito presidente da Academia.

    A cerimônia de entrega do Oscar honorário será dia 11 de novembro, em Los Angeles. Conheça melhor os homenageados:

    Getty Images

    Agnès Varda, 89 anos - cineasta e fotógrafa belga que apontou preciosos caminhos para a geração da Nouvelle Vague e acumula mais de 60 anos de intensa atividade cinematográfica, com dedicação especial aos documentários. Premiada no Festival de Cannes deste ano por Visages Villages, feito em parceria com JR, tem como principais obras Cléo das 5 às 7, Sem Teto Nem Lei  e Os Catadores e Eu, além de ter colaborado no roteiro de Último Tango em Paris.

    Getty Images

    Charles Burnett, 73 anos - Um dos mais importantes e menos lembrados cineastas negros dos Estados Unidos, estreou produzindo, dirigindo, fotografando, montando e roteirizando O Matador de Ovelhas e seguiu acumulando funções e elogios nos filmes seguintes: My Brother's Wedding, Não Durma Nervoso e Conspiração Policial.

    Getty Images

    Donald Sutherland, 82 anos - Canadense, o lendário ator estrelou dezenas de clássicos como M.A.S.H., Klute, Gente Como a Gente, Inverno de Sangue em Veneza, Os Doze Condenados, Os Invasores de Corpos e curiosamente nunca foi lembrado pela Academia. Em plena atividade, tem na agenda Ad Astra e a série Trust.

    Owen Roizman, 80 anos - Dos quatro o que mais perto já esteve do Oscar, o diretor de fotografia foi indicado ao Academy Awards por Operação França, O Exorcista, Rede de Intrigas, Tootsie e Wyatt Earp. Também dirigiu clipes de Madonna e se aposentou na década de 1990 com Surpresas do Coração.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top