Marselha, França. Um assassino profissional, Pierre Nicoli (Marcel Bozzuffi), mata um detetive francês. Paralelamente em Nova York, Jimmy "Popeye" Doyle (Gene Hackman), um detetive da polícia, e Buddy "Cloudy" Russo (Roy Scheider), seu parceiro, investigam discretamente Salvatore "Sal" Boca (Tony Lo Bianco), um pequeno comerciante, que está tendo gastos muito acima da sua renda. Cada vez existem mais indícios que grande parte da renda de Sal é ganha ilegalmente e, no processo, é ajudado pela esposa, Angie Boca (Arlene Farber). Isto os leva a descobrir que um grande carregamento de droga está para chegar no país, assim Popeye e Buddy recebem ordens para trabalhar com os agentes federais Bill Mulderig (Bill Hickman) e Bill Klein (Sonny Grosso). Acontece que Doyle e Mulderig têm desavenças, pois uma vez os instintos de Doyle falharam, o que provocou a morte do parceiro. O cérebro da operação é Alain Charnier (Fernando Rey), que esconde 60 quilos de heroína no Lincoln Continental, um carro de luxo que pertence a Henri Devereaux (Frédéric de Pasquale), um astro de cinema que, em razão da sua fama, não deverá ser importunado quando estiver filmando em Nova York. Alain contata Sal para organizar a venda da heroína, mas Doyle vigia Sal e logo começará um jogo de gato e rato.
Antes de assistir "Operação França",eu já tinha admirado a direção de William Friedkin em "O Exorcista".São gêneros completamente diferentes,mas ainda assim,bem parecidos.A fotografia e o figurino são as categorias mais lembradas.
Vencedor do Oscar de Melhor Filme em 1972,"Operação França" conseguiu desbancar filmes como "A Última Sessão de Cinema" e " Laranja Mecânica",dois super filmes.Esse é um filme que te prende com ótimos ...
Leia Mais
Aurelio Cardoso
72 seguidores
95 críticas
Seguir usuário
5,0
Enviada em 3 de janeiro de 2015
Em 1962 a policia da cidade de Nova York, setor de narcóticos, com ajuda da Policia Federal consegue desbaratar poderosa quadrilha que traficava entorpecentes, tendo apreendido nesta operação a maior quantidade de tóxicos de toda história policial dos Estados Unidos até então.
Em 1969, o desconhecido escritor Robin Moore escreve um livro baseado naqueles acontecimentos e sua obra ...
Leia Mais
Ferris Bueller N.
35 seguidores
94 críticas
Seguir usuário
4,0
Enviada em 29 de setembro de 2013
O melhor suspense policial da década de 70, e quiçá do século.
Ricardo L.
52.842 seguidores
2.515 críticas
Seguir usuário
5,0
Enviada em 28 de agosto de 2017
Filme Bom! atuação esplendida de Gene Hackman, e o grande Roy dando um verdadeiro show de atuação. Um dos melhores filmes policiais da história do cinema.
Steve McQueen recebeu uma proposta para atuar em Operação França, mas a recusou por já ter interpretado um policial em Bullitt (1968).
Elenco cotado
Jackie Gleason esteve cotado para interpretar Jimmy "Popeye" Doyle, mas foi vetado pela 20th Century Fox devido ao fracasso comercial de Gigot (1962).James Caan e Peter Boyle recusaram o personagem Jimmy "Popeye" Doyle. Segundo o diretor William Friedkin, o colunista Jimmy Breslin, de um jornal de Nova York, foi contratado para interpretar o personagem Jimmy "Popeye" Doyle. Porém, após 3 semanas de ensaios, o diretor decidiu por substituí-lo. Fer
Leia Mais
Entrando nos personagens
Gene Hackman e Roy Scheider fizeram patrulha com os policiais Eddie Egan e Sonny Grosso durante um mês, antes do início das filmagens, para pegar melhor o espírito de seus personagens. Posteriormente Egan e Grosso fizeram pequenas pontas como supervisores da polícia.
curiosidades
Detalhes técnicos
Nacionalidade EUA
Distribuidor Fox Film do Brasil
Ano de produção1971
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 9 curiosidades
Orçamento1 500 000 $
Idiomas
Inglês
Formato de produção
-
CorColorido
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Se você gosta desse filme, talvez você também goste de...
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade