Minha conta
    Festival de Cannes 2017: Análise final dos ganhadores da Palma de Ouro em destaque (vídeo)

    No último vídeo da cobertura, o AdoroCinema comenta todas as vitórias de Cannes.

    Após 11 dias intensos, o Festival de Cannes de 2017 chegou ao fim com direito a polêmicas envolvendo a Netflix, séries como Twin Peaks e Top of the Lake: China Girl roubando os holofotes, ameaça de bombas. No fim das contas, contudo, o que importa são os títulos selecionados para a grande mostra francesa, uma das mais prestigiadas do mundo da sétima arte. A conclusão do Festival também significa o anúncio dos ganhadores das cobiçadas Palmas de Ouro - e nosso editor-chefe Francisco Russo analisa, em vídeo, cada um dos vencedores.

    Em uma edição sem francos favoritos, a sátira The Square, do sueco Ruben Östlund (Força Maior), acabou derrotando os dois filmes mais cotados, o francês 120 Battements par Minute (que ganhou o Grande Prêmio do Júri) e o russo Loveless (vencedor do Prêmio do Júri), para conquistar o troféu máximo da Competição. Chama a atenção o fato de que a absurda comédia sueca, estrelada por Elisabeth Moss e Dominic West, não possui uma mensagem política clara, diferentemente dos dois últimos anos, em que filmes como Dheepan e Eu, Daniel Blake venceram a Palma de Ouro mais pela importância de suas mensagens políticas do que por seus méritos narrativos.

    Outro aspecto importante da premiação de 2017 é o número de títulos que saem da França com pelo menos um prêmio na mala: 7 no total. Além dos três citados acima, You Were Never Really Here levou as Palmas de melhor ator (Joaquin Phoenix) e melhor roteiro (Lynne Ramsay, também diretora do filme), esta última em empate com The Killing of a Sacred Deer (Yorgos Lanthimos e Efthymis Filippou). Completanto o rol de ganhadores, In the Fade saiu com o prêmio de melhor atriz (Diane Kruger) e O Estranho que Nós Amamos com o prêmio de melhor direção (Sofia Coppola).

    Inclusive, a cineasta responsável por obras como Encontros e Desencontros e Maria Antonieta tornou-se a segunda mulher a ganhar o prêmio na história do Festival de Cannes. Yuliya Solntseva, por The Chronicle of Flaming Years, era a única vencedora deste prêmio. Nicole Kidman, a Rainha da edição deste ano, que venceu o prêmio de 70 anos do festival por causa de sua presença massiva na seleção oficial (três filmes e uma série), clamou por mais mulheres no comando de filmes, palavras ecoadas pelas juradas e atrizes Jessica Chastain e Fan Bingbing durante a última coletiva de imprensa do júri.

    Com este vídeo também se encerra a cobertura do AdoroCinema para o Festival de Cannes 2017. Ano que vem estaremos de volta. Até logo, Cannes!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top