Minha conta
    Festival de Cannes 2017: Twin Peaks e Top of the Lake são as primeiras séries de TV a entrarem na seleção
    Por Laysa Zanetti — 13 de abr. de 2017 às 12:17

    Pela primeira vez, produções de TV vão integrar o tradicional festival de cinema.

    Tradicional e de peso, o Festival de Cannes estabeleceu sua marca não somente pela austeridade, mas por ser a porta de entrada para os filmes que marcam o circuito cultural anualmente. Mas em sua 70ª edição, o evento abre um novo precedente e pela primeira vez será o palco de estreia também para produções feitas para a TV. É oficial: chegou a vez das séries.

    Após anos de resistência, a edição de 2017 do festival vai inaugurar duas produções amplamente aguardadas da televisão. A terceira temporada de Twin Peaks, grande obra de David Lynch que marcou época e inaugurou uma nova linguagem dos seriados, terá os dois primeiros episódios exibidos no Palais des Festivals. Além disso, o festival também vai exibir os sete episódios de Top of the Lake: China Girl, segunda temporada da aclamada minissérie de Jane Campion – que tem no elenco Elisabeth Moss (Mad Men), Gwendoline Christie (Game of Thrones) e Nicole Kidman.

    Festival de Cannes 2017: Confira a lista completa dos filmes da seleção oficial

    O evento acontece entre os dias 17 e 28 de maio deste ano, e a escolha destas duas séries em específico para a seleção não é acidental. Ambos os criadores são vencedores da Palma de Ouro: Lynch levou o prêmio máximo em 1990 por Coração Selvagem, enquanto Campion se consagrou com O Piano, em 1993 – e permanece até hoje a única mulher a vencer a Palma de Ouro.

    Twin Peaks, aliás, deixará a sua marca pela segunda vez no festival, já que em 1992 o longa Twin Peaks - Os Últimos Dias de Laura Palmer fez sua estreia em Cannes. O filme é uma espécie de prelúdio da série, e a sua trama será referenciada na terceira temporada.

    "Não vamos começar a debater aqui o fato de que séries [de TV], a não ser que se prove o contrário estão usando a arte clássica da cinematografia ou da narrativa cinematográfica... é porque essas duas séries são assinadas por Jane Campion e David Lynch, que são cineastas e amigos do Festival de Cannes, que estamos mostrando seus trabalhos", afirmou Thierry Frémaux, diretor artístico do Festival (via Variety).

    De acordo com a sinopse oficial, a história de Top of the Lake: China Girl vai trazer a detetive Robin Griffin (Moss) de volda a Sydney. "Quando o corpo de uma garota asiática aparece na praia de Bondi,  parece haver pouca esperança de encontrar o assassino, até que Robin percebe que a 'China Girl' não morreu sozinha. A busca de Robin pela identidade da garota chinesa a conduz ao submundo do crime e mais perto do que ela jamais poderia imaginar dos segredos do próprio coração."

    Já a terceira temporada de Twin Peaks estreia no dia 21 de maio, e no maior estilo David Lynch, rodeada de mistérios. A série ainda não tem emissora confirmada no Brasil. 

    Pelo sexto ano consecutivo, o AdoroCinema irá cobrir o Festival de Cannes in loco, trazendo entrevistas exclusivas e os eventos marcantes do evento. Fique de olho no site!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top