Minha conta
    Festival de Cannes 2017: Após polêmica com a Netflix, organização muda as regras para 2018

    A divergência envolve a distribuição dos filmes da Netflix em circuito tradicional.

    A Seleção Oficial do Festival de Cannes 2017 surpreendeu ao abrir um novo precedente e dar boas-vindas a dois filmes em competição produzidos pela Netflix: Okja, de Bong Joon-Ho (Expresso do Amanhã), e The Meyerowitz Stories, de Noah Baumbach. A abertura para filmes que vão direto para a Internet em um festival tão tradicional como Cannes foi bem recebida pelos entusiastas da renovação, mas nem tudo são flores.

    Após o canal de streaming ter se recusado a distribuir os dois filmes em circuito nas salas de cinema da França, foram feitas alterações nas regras do festival para a partir de 2018. Em comunicado, a organização de Cannes anunciou:

    "O Festival tem o prazer de receber um novo operador que decidiu investir em cinema e quer reiterar o seu suporte ao modo de exibição tradicional do cinema na França e no mundo. Consequentemente, após consulta com os Membros do Conselho, o Festival de Cannes decidiu adaptar suas regras para esta situação até agora despercebida: qualquer filme que desejar participar da Competição em Cannes terá que se comprometer a ser distribuído nos cinemas da França. Esta nova medida será aplicada a partir da edição 2018 do Festival Internacional de Cannes em diante."

    Festival de Cannes 2017: Confira a lista completa dos filmes da seleção oficial

    O Festival de Cannes ainda esclareceu que tanto Okja quanto The Meyerowitz Stories seguem na programação deste ano, estando ciente de que alguns rumores cogitaram a possibilidade de ambos serem retirados da competição. Já a Netflix não se pronunciou oficialmente, mas o CEO Reed Hastings comentou no seu perfil do Facebook que "a coorporação está se fechando contra nós".

    O 70º Festival Internacional de Cannes acontece entre 17 e 28 de maio. O AdoroCinema fará a cobertura completa direto do festival. Acompanhe pelo site e pelas nossas redes sociais!

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top