Minha conta
    Elenco de live-action da Turma da Mônica terá entre 8 e 10 anos (Exclusivo)

    Conversamos com Daniel Rezende e Cássio Pardini, diretor e produtor do aguardado Turma da Mônica - Laços.

    O anúncio da produção de um filme com atores envolvendo a Turma da Mônica logo levantou uma série de dúvidas entre os fãs, desde detalhes sobre a caracterização dos personagens até quem irá interpretá-los. Para muitas destas questões ainda não há respostas, já que a seleção do elenco iniciará apenas em janeiro de 2017. Mas o diretor Daniel Rezende adianta: "A frase que me move é: como seria essa turminha se eles existissem de verdade? Então essa frase, de alguma forma, vai desenhar como vai ser esse filme."

    Baseado na graphic novel Laços, de autoria dos irmãos Lu e Vítor Carfaggi, o longa-metragem terá suas filmagens iniciadas no segundo semestre de 2017, de olho em um lançamento comercial em julho do ano seguinte. "Os personagens nos quadrinhos têm por volta de 7 anos. A gente deve subir um pouquinho, até porque Laços é uma história de crianças que se perdem na floresta. Então a gente deve subir para algo em torno de oito ou nove, mas serão crianças entre oito e dez anos", explica o diretor.

    "Hoje, as crianças de seis, sete anos, não saem muito na rua sozinhas, a gente está em um outro momento. Então, a nossa proposta é trabalhar com crianças um pouco mais velhas", complementa o produtor Cássio Pardini.

    Confira a seguir os principais destaques da entrevista exclusiva concedida ao AdoroCinema por Daniel Rezende e Cássio Pardini, diretor e produtor de Turma da Mônica - Laços.

    O INÍCIO DE TUDO

    A forma como Daniel Rezende entrou no filme é bastante curiosa. Fã confesso da graphic novel, ele resolveu procurar a produtora responsável logo após o anúncio de que uma adaptação de Laços seria feita, durante a Comic Con Experience 2015. "Quando estava procurando um próximo projeto para fazer, eu vi Laços e pensei: por que será que ninguém nunca fez um filme da Turma da Mônica? Eu li e vi um filme ali. E daí eu falei: eu quero fazer esse filme, quero esse projeto!"

    "Passei algum tempo tentando chegar no Maurício de Sousa, para dizer que eu queria fazer um filme sobre Laços. E, na Comic Con 2015, o Maurício anunciou que iria fazer o filme. Fiquei bastante deprimido, chateado, pensando que alguém já iria fazer. Passei o Natal e o Ano Novo meio deprimido, e prometi uma coisa para mim mesmo: no primeiro dia do ano de 2016, eu ia chegar na produtora que eles anunciaram e dizer que, se eles ainda não tivessem um diretor, eu que iria dirigir." Como se pode ver, deu certo!

    PRESSÃO SOBRE O PROJETO

    Como bom fã, Daniel tem consciência da responsabilidade que tem em mãos. "Turma da Mônica, como para grande parte da população brasileira, faz parte de quem eu sou, faz parte da minha formação e da minha geração. Eu devo muito à Turma da Mônica, então sempre tive um amor e um carinho especial [..] Sei da responsabilidade, não só da caracterização, mas também da adaptação, da transposição dos quadrinhos para a tela de cinema, que são linguagens diferentes. E sei totalmente da expectativa e da cobrança. Estou usando uma técnica que, estou tão concentrado em fazer a melhor adaptação possível, que não posso ficar pensando na pressão. Estou pensando em como é a melhor maneira que a gente vai conseguir fazer isso, e quando a gente faz as coisas com o coração e com muita vontade, tem um amor que vai estar junto, e as pessoas veem isso."

    CARACTERIZAÇÕES

    "A gente ainda não sabe como fazer o cabelo do Cebolinha: se vai ser cabelo mesmo, se vai ser peruca, se vai ser pós-produção", adianta o produtor Cássio Pardini. "A ideia é manter, claro. Até na própria Laços, apesar deles transporem já aquele Cebolinha das HQs para um Cebolinha mais humano, o cabelo está lá. Então a gente quer seguir essa linha. Da mesma forma que o Floquinho, ele tem que ser verde. Talvez ele não seja um verde super forte, mas ele vai ter que ter um pouco de verde."

    Em relação ao cachorro do Cebolinha, personagem central na história de Laços cujo "intérprete" foi anunciado pelo próprio Maurício de Sousa na CCXP 2016, Daniel Rezende explicou como foi sua escalação: "Como ia ser muito difícil para a gente achar um treinador que tivesse um lhasa apso treinado que nunca tivesse cortado o pelo, eu falei: cara, vamos comprar um lhasa apso, filhote, e deixar um ano treinando com alguém que fosse muito bom e bacana. Esse já vai ser o cachorro que a gente vai deixar próximo da gente, vai ser um pouco parte da nossa família, e a gente já vai treinando para que ele faça as coisas que a gente vai precisar."

    Sobre se a Mônica usará vestido vermelho e demais peculiaridades relacionadas aos personagens, nenhuma informação. "Apesar de a gente estar fazendo uma visão de como eles seriam se existissem de verdade, o Cebolinha estará na tela, a Mônica estará na tela. Eu também não posso dizer muita coisa agora, porque acho que é muito cedo para isso e vai depender muito da caracterização e do casting. Mas eu posso te garantir que a Turma da Mônica estará lá", afirma o diretor.

    BAIRRO DO LIMOEIRO

    Uma das preocupações da produção é onde situar o icônico local onde toda a turma mora nos quadrinhos. "A gente não definiu ainda a cidade em que vamos fazer isso. Prioritariamente, a gente vai buscar espaços em Campinas, onde o Maurício se inspirou, em Santa Isabel e em Mogi das Cruzes", afirma o produtor Cássio Pardini. "A gente deve filmar em algum lugar para tentar ficar o mais próximo do lúdico e atemporal que tem a Turma da Mônica", complementa o diretor.

    MAIS PERSONAGENS

    Apesar de Laços apenas contar com Cebolinha, Mônica, Cascão, Magali e Floquinho, a ideia é que, na versão cinematográfica, mais personagens criados por Maurício de Sousa apareçam. Quais, nem Daniel Rezende nem Cássio Pardini confirmam. Mas dão uma breve pista de como eles podem ser caracterizados: "A gente tem que entregar um pouco mais para os fãs, então estamos estudando a inclusão de outros personagens. Aí, sim, talvez a gente busque atores conhecidos. Mas, principalmente os quatro personagens, que são as crianças, a gente vai abrir casting para alguém fazer. Acho que todo mundo tem que ter a oportunidade de ser a Mônica, o Cebolinha, o Cascão e a Magali. A gente não vai limitar isso."

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top