Minha conta
    Festival do Rio 2016: Diretor fala da opção pelo “solar” Marcos Veras como protagonista do drama O Filho Eterno

    Paulo Machline, Veras, Débora Falabella e o menino Pedro Vinícius apresentam o filme, selecionado para a mostra competitiva do evento.

    Baseado no romance homônimo do escritor Cristovão Tezza, O Filho Eterno narra, de maneira sincera – e muitas vezes dura –, os desafios da paternidade de uma criança com síndrome de Down. A conclusão lógica é que a versão para os cinemas se deu como um drama; já a opção por Marcos Veras como protagonista não é tão óbvia assim.

    “Quando eu pensei no Veras, eu pensei justamente num ator solar, que não fosse levar esse personagem mais para baixo [do que já é] ou para um lugar sombrio”, justifica o diretor do filme, Paulo Machline (Trinta), em relação ao ator, mais associado ao humor (Copa de Elite, Porta dos Fundos – Contrato Vitalício, Um Namorado para Minha Mulher).

    “Esse é um personagem difícil não por ser um drama, mas pela complexidade”, acredita o intérprete. “A maior preocupação era de não transformar esse cara num vilão”, diz, a respeito de Roberto, cujas opiniões severas em relação ao próprio filho podem chocar a audiência mais sensível.

    “Eu conversei com alguns pais, na época da preparação, que se identificaram com o Roberto. E pais que não tem filho com nenhuma síndrome”, pondera o ator, argumentando que a “paternidade”, de uma forma geral, é o assunto principal de O Filho Eterno. O diretor concorda: “Ela [a crise] também acontece com pais de filhos que não tem síndrome de Down ou qualquer outra síndrome”.

    Em entrevista ao AdoroCinema, Machline também fala sobre o processo de transposição do papel para a tela: “No livro, não tem a mãe. A mãe é citada algumas vezes. Quando a gente começou o processo de adaptação, eu olhei praquilo e falei: ‘A gente precisa de uma mãe’. O papel da mãe dá o contraste necessário para gente ver que aquela crise do pai é uma crise boba, é uma crise idiota”.

    E eis que entra em cena Débora Falabella: “Querendo ou não, a gente entra nessa história com pensamentos e tabus que, muitas vezes, a gente tem na nossa vida. E isso foi muito quebrado no filme”, conta a atriz. “Existe uma inteligência emocional nas crianças e nas pessoas com síndrome de Down, que são muito mais evoluídas e vão muito mais além do nosso universo”.

    E eis que entra, por sua vez, Pedro Vinícius (ou Pedrinho), que vive Fabrício, o filho do casal, numa “telona bem grande”, como ele mesmo diz, para comprovar a teoria da “mãe postiça”. Confira na entrevista exclusiva.

    O Filho Eterno, selecionado para a mostra competitiva (Première Brasil) do festival do Rio 2016, tem previsão de estreia em 1º de dezembro no circuito comercial do país.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top