Minha conta
    Opinião: Por que o Homem-Aranha precisa de mais um novo uniforme?

    O Cabeça de Teia vai mudar (de novo) de roupa em Capitão América: Guerra Civil.

    Todo mundo sabe, todo mundo já viu: o novo Homem-Aranha surgiu pela primeira vez no recém-lançado trailer de Capitão América: Guerra Civil. Por mais que tenha sido uma aparição de poucos segundos, já deu para perceber algumas mudanças: os olhos estão menores, as lentes brancas da máscara se mexem e o símbolo do aranha no peito é menor e mais estilizado. Mas, no fim das contas, o que isto significa?

    Para entender melhor o porquê destas mudanças, é preciso voltar ao passado. Mais exatamente ao momento em que a Sony decidiu romper com o diretor Sam Raimi e os astros Tobey MaguireKirsten Dunst para, ao invés de produzir Homem-Aranha 4, reiniciar a franquia do herói aracnídeo. Deixe de lado as motivações e reclamações, vamos nos ater apenas à mudança em si.

    Com um reinício previsto, a Sony precisava entregar ao espectador algo diferente do velho Aranha. A saída foi apostar em um Peter Parker mais garotão, antes de conhecer sua amada Mary Jane mas já apaixonado por Gwen Stacy (que foi vista de relance, em Homem-Aranha 3). Assim veio Andrew Garfield, bem aceito pelo público, mas os dois O Espetacular Homem-Aranha não repetiram o faturamento da trilogia original. Ou seja, sinal de alerta ligado!

    Este, por sinal, é uma situação curiosa na franquia. Por mais que tenha sido considerado um fracasso pela Sony, O Espetacular Homem-Aranha 2 faturou US$ 708 milhões nas bilheterias mundiais. Só que tal valor foi o menor envolvendo os cinco filmes do herói aracnideo. Daí a preocupação, que levou ao surpreendente acordo para que o Homem-Aranha viesse a integrar o badalado Universo Cinematográfico Marvel.

    Novo reboot significa nova mudança, certo? As mesmas questões de entregar algo novo ao espectador voltaram à mesa, agora ocupada tanto pela Sony quanto pela Marvel. Para marcar a nova fase, Andrew Garfield foi deixado de lado e Tom Holland escolhido como seu substituto. A ideia do Peter Parker em sua fase estudantil foi mantida, mas era preciso algo que marcasse visualmente. Nasceu então o novo uniforme, com um claro tom nostálgico, de olho no apreço do público-alvo pelos quadrinhos. Deu certo.

    Alberto Alcocer

    Há também outro fator importante, que jamais deve ser deixado de lado: novo uniforme significa nova linha de brinquedos, faturamento importantíssimo para filmes de super-heróis. Não se esqueça que o Capitão América e o Homem de Ferro, mesmo sem qualquer reboot, trocam algum detalhe de seu uniforme a cada filme novo. Não é à toa.

    Ou seja, diante de todo este panorama histórico, é possível chegar à conclusão que o novo uniforme do cabeça de teia nada mais é do que mais um elemento mercadológico aplicado ao herói. Ainda é cedo para afirmar se veremos um Aranha mais piadista ou mais sério, ou até mesmo como será a participação do herói em Guerra Civil - quem leu os quadrinhos sabe o quão importante é sua presença. A personalidade de Peter Parker e seu alter-ego ainda é uma imensa interrogação, por mais que as habilidades de seu novo intérprete permitam crer que veremos um herói mais acrobático, em relação às versões encarnadas por Tobey Maguire e Andrew Garfield. E, no fim das contas, é este perfil que realmente importa para o cabeça de teia, independente do traje que use.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top