Minha conta
    15 filmes que ganharam o Oscar, mas não mereciam

    Depois de lembrar os atores que não mereciam o Oscar, é hora de pensar nos filmes que levaram a estatueta para casa injustamente.

    Recentemente, o AdoroCinema trouxe uma matéria especial destacando os atores e atrizes que venceram o Oscar, mas não mereciam a estatueta. Agora, com a cerimônia de 2016 chegando, nós lembramos os títulos que não mereciam de jeito nenhum o Oscar de melhor filme, mas acabaram levando a estatueta para casa. Ê, mundo injusto...

    1. Crash - No Limite (2004)

    Uma das vitórias mais chocantes da história do Oscar. O mediano Crash foi consagrado vencedor numa cerimônia em que absolutamente todos os outros concorrentes eram melhores: O Segredo de Brokeback Mountain, Capote, Boa Noite e Boa Sorte e Munique. O resultado foi tão injusto que o próprio diretor de Crash, Paul Haggis, assumiu que seu filme não era o melhor concorrente, afirmando que ele mesmo teria votado em outro filme

    Outra possibilidade, muito discutida na época, foi um suposto complô da ala conservadora dos votantes para impedir a vitória de O Segredo de Brokeback Mountain, com protagonistas gays. Será que, além de racista, o Oscar também pode ser considerado homofóbico?

    2. Shakespeare Apaixonado (1998)

    Gwyneth Paltrow já estava na nossa lista de atrizes que ganharam o Oscar injustamente, mas o filme não podia faltar nesta nova matéria especial. Como um drama tão simples quanto esse vence sete estatuetas?

    Não foi por falta de bons concorrentes: este ano também tinha Steven Spielberg concorrendo com O Resgate do Soldado Ryan, Terrence Malick com Além da Linha Vermelha e mesmo Elizabeth, outra opção no gênero "drama de época". Falar que Shakespeare Apaixonado é melhor que todos esses parece brincadeira.

    3. O Discurso do Rei (2010)

    OK, O Discurso do Rei é bacana, e Colin Firth atua muito bem - embora o filme não seja muito memorável, e dificilmente vai marcar a história do cinema. Mas a vitória do drama de Tom Hooper foi chocante porque concorria com nove outros candidatos (a Academia foi generosa esse ano).

    Quer saber quais filmes perderam a estatueta para ele? Cisne Negro, A Rede Social, Toy Story 3, O Vencedor, Bravura Indômita... Todos eles muito mais interessantes que a história do rei gago.

    4. Dança com Lobos (1990)

    Hoje, o drama com Kevin Costner se tornou um título básico para ver na televisão à tarde, apesar das mais de três horas de duração. Mas 26 anos atrás, a Academia considerou a história do herói americano um filme digno dos principais Oscar, incluindo também melhor diretor, melhor roteiro...

    Mas o problema é que este ano também tinha filmes muito mais importantes, como Os Bons Companheiros e O Poderoso Chefão 3! Dá para acreditar que Coppola e Scorsese perderam a briga?

    5. Como Era Verde o Meu Vale (1941)

    Essa injustiça foi há um tempão, mas ela não será esquecida tão cedo. Por melhor que seja o filme de John Ford - que é de fato muito bom - nada justifica ele tirar a estatueta de uma das melhores produções da história do cinema: Cidadão Kane!

    Para quem acha pouco, outro clássico também perdeu o Oscar este mesmo ano: Relíquia Macabra, de John Huston. Absurdo.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top