Minha conta
    J.J. Abrams comenta cenas deletadas de Star Wars - O Despertar da Força

    Cuidado com os spoilers!

    Durante quase o ano todo, fãs de Star Wars se agarraram a todo e qualquer trailer, clipe ou imagem de bastidores para tentar descobrir o que viria por aí em O Despertar da Força. Agora que o filme já foi lançado, uma outra pergunta deve ser respondida: E aquelas cenas que apareceram no trailer mas não estão no filme? O que elas querem dizer? Ajude, J.J. Abrams!

    Felizmente, o diretor falou. Portanto, se você ainda não assistiu ao filme vá logo, está esperando o que?, tome cuidado, pois a notícia contém eventuais spoilers!

    Duas das cenas mais impactantes que não sobreviveram ao corte final são a cena de Kylo Ren (Adam Driver) empunhando seu sabre de luz na floresta antes do embate com Rey (Daisy Ridley) e Finn (John Boyega), e a cena de Maz Kanata (Lupita Nyong’o) entregando o sabre de Luke (Mark Hamill) para a General Leia (Carrie Fisher) - sabemos se tratar de Leia pelo anel em seu dedo.

    Em entrevista concedida antes da estreia do filme, JJ comentou que há várias cenas que foram filmadas e não estão no filme - além de outras que foram montadas nos trailer de forma diferente do filme, como a cena em que a Millenium Falcon colide nas árvores e o trailer dá a entender que é Rey quem está pilotando a nave. Um belo uso da montagem para distrair os mais afoitos dos reais acontecimentos.

    "Às vezes você descobre que as coisas que você cortaria um braço para filmar em um dia são absolutamente sem importância, e de fato menos impactantes do que se você as removesse", comentou o diretor em uma coletiva um dia depois de terminar a edição do filme.

    Mesmo que, para um diretor, essa possa ser uma descoberta triste, convenhamos: é melhor chegar a esta conclusão enquanto o filme ainda está sendo editado. "Por mais que você tente escrever e filmar só o que é necessário - ninguém quer gastar o tempo de ninguém - quando você está na sala de edição você percebe, por fim, que apresentar o personagem naquela situação diminui o seu poder", continuou. "Ou dar aquela informação distrai as pessoas do que elas deveriam se concentrar. Ou ter aquele momento acontecendo simultâneo àquele outro na verdade prejudica os dois - esse tipo de coisa."

    Ainda que, pelo jeito, realmente muita coisa ficou para trás, a cena mais curiosa é mesmo a de Maz e Leia (relembre no vídeo abaixo). Após o lançamento do filme, Abrams voltou à discussão de forma mais específica.

    "Essa cena foi filmada, mas nós a removemos. Em um certo ponto, Maz continuava junto aos outros personagens e ía com eles de volta à base da Resistência, mas nós percebemos que ela não tinha muita coisa de valor para fazer lá, a não ser sentar e esperar", admitiu.

    "Lupita chegou a filmar no set daquela sequência, mas depois aquilo pareceu desnecessário. Então acabamos deixando de fora", finalizou o diretor.

    Já o fato de a cena ter ido parar no trailer, ao contrário do que muitos podem imaginar, não foi de propósito para enganar ninguém.

    "Aquele momento foi legal e as pessoas que editaram o trailer não estavam nem aí", começou. "Brincadeira". Na verdade, quando o trailer foi liberado, em abril deste ano, a equipe ainda planejava manter a cena no corte final.

    Agora que a curiosidade fala mais alto, será que veremos algumas das cenas excluídas em algum material extra?

    Enquanto a resposta não chega, continue acompanhando a nossa cobertura da repercussão de Star Wars.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top