Minha conta
    Os 50 melhores videoclipes dirigidos por cineastas

    Aumenta o volume!

    Videoclipes são, diversas vezes, renegados por diretores de cinema e grandes nomes do mundo acadêmico da área de cinema que tem uma postura mais ortodoxa. Muitos não consideram o formato como arte e não acreditam que uma música e um audiovisual consigam transmitir, no mesmo instante, uma mesma sensação.

    Contudo, muitos cineastas conseguiram mostrar o quão significativos, instigantes e culturalmente impactantes os videoclipes podem ser. Além de terem sido porta de entrada para gigantes para o mundo do cinema, como David Fincher, Michel Gondry e Spike Jonze. Nesta lista, você confere alguns dos 50 melhores clipes dirigidos por diretores de cinema.

    50º

    Videoclipe: "I Touch Myself" (1991)

    Artista: Divinyls

    DiretorMichael Bay

    Principais trabalhos como diretor de cinema: Os Bad Boys, franquia Transformers, Sem Dor, Sem Ganho, A Ilha e Armageddon

    Antes de filmar as musas da franquia Transformers de forma voyeurística (o que o faz constantemente ser acusado de misoginia), o diretor Michael Bay usava sua câmera para explorar o corpo da cantora Christina Amphlett, frontwoman da banda australiana Divinyls, no videoclipe da faixa "I Touch Myself", uma ode ao onanismo.

    O que mais impressiona no trabalho é o fato de -- pasmem -- não ter nenhuma explosão.

    49º

    Videoclipe: "Independent Women, Pt. I" (2000)

    Artista: Destiny's Child

    DiretorFrancis Lawrence

    Principais trabalhos como diretor de cinema: Constantine, Eu Sou a Lenda, Jogos Vorazes - Em Chamas, Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 e Jogos Vorazes: A Esperança - O Final

    Ao trabalhar com Jennifer Lawrence na franquia Jogos Vorazes, o diretor Francis Lawrence (que não tem nenhum parentesco com a atriz) ajudou a contar a história de uma personagem feminina forte e popular, algo que -- infelizemente -- é razoavelmente raro na indústria cinematográfica, ainda muito voltada para uma visão masculina unilateral do mundo.

    Mas Francis ajuda a passar adiante a mensagem da força feminina há um certo tempo. Em 2000 ele dirigiu o futurista videoclipe de "Independent Women, Pt. I", das Destiny's Child, alguns anos antes de Beyoncé deixar o grupo para seguir em carreira solo e dominar o mundo. "Todas as mulheres que são independentes / Joguem suas mãos para o alto para mim", diz a faixa do grupo de R&B que faz parte da trilha sonora de As Panteras.

    48º

    Videoclipe: "Reach" (1988)

    Artista: Martini Ranch

    DiretorJames Cameron

    Principais trabalhos como diretor de cinemaO Exterminador do FuturoAliens, O ResgateTitanic e Avatar

    Homenageando a estética western spaghetti, o diretor James Cameron -- já famoso por conta do sucesso de O Exterminador do Futuro -- escalou boa parte dos atores de Aliens, O Resgate para o clipe da faixa "Reach", da banda Martini Ranch, uma fraca banda de new wave que contava com o também ator Bill Paxton nos vocais.

    O videoclipe conta com a participação, no papel de uma cowgirl, da diretora Kathryn Bigelow, que se casou com Cameron no ano seguinte ao ano em que o clipe foi lançado. Os dois permaneceram juntos até 1991.

    47º

    Videoclipe: "Santeria" (1996)

    Artista: Sublime

    DiretorMcG

    Principais trabalhos como diretor de cinema: As Panteras, As Panteras: Detonando, Somos Marshall, O Exterminador do Futuro - A Salvação e Guerra é Guerra!

    Antes de ter uma carreira consolidade nos cinemas, McG dirigiu diversos videoclipes de bandas de rock e hip-hop. O principal destaque dessa fase de sua carreira é o bem humorado videoclipe da faixa "Santeria", da banda Sublime, que mescla reggae com rock.

    Com uma temática faroeste, o vídeo usa imagens de arquivo para representar a alma do vocalista e guitarrista Bradley Nowell, que morreu um mês antes das filmagens do clipe, vítima de uma overdose de heroína.

    Para homenagear Nowell, o cachorro Lou Dog, companhia inseparável do falecido músico, tem uma participação importante no enredo, apesar de um sósia ter sido usado em diversas cenas por causa do comportamento indomesticável do cão. O ator e lutador Tommy 'Tiny' Lister, de O Quinto Elemento e Jackie Brown, faz uma participação no vídeo.

    46º

    Videoclipe: "Confident" (2015)

    ArtistaDemi Lovato

    Diretor: Robert Rodriguez

    Principais trabalhos como diretor de cinemaUm Drink no Inferno, franquia Pequenos Espiões, franquia Sin City e Era Uma Vez no México 

    Usando os dotes de atriz de ação que adquiriu nas cenas de luta da série Um Drink No Inferno, a cantora Demi Lovato vai pro "mana-a-mana" com Michelle Rodriguez no clipe de "Confident", assinado por Robert Rodriguez, que já tinha trabalhado com Michelle em Machete e Machete Mata. As duas vão de inimigas a parceiras no vídeo, que promove uma canção sobre auto-confiança e passa uma mensagem de empoderamento feminino quando as personagens de ambas se dão conta de quem é o verdadeiro inimigo delas.

    "Eu queria que isso parecesse com um filme, não com um videoclipe exagerado. Eu sentia que esse vídeo era o clímax de um filme e as ideias e visuais para estão todas na música criada por Demi Lovato", contou Robert.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top