Minha conta
    Mostra de São Paulo 2015: Análise sobre o evento e a lista dos melhores filmes vistos

    O AdoroCinema esteve lá ;-)

    Como é bom acompanhar um evento organizado! Com a programação divulgada com antecedência, sem (grandes) filas para trocar ou comprar ingressos, sem atrasos nas sessões... Seja como imprensa ou como cinéfilo, detalhes como estes fazem uma baita diferença durante uma maratona cinematográfica.

    A estrutura do evento como um todo foi o grande destaque da 39ª Mostra de Cinema de São Paulo. Por mais que a abertura tenha sido um tanto quanto cansativa, devido ao excesso de discursos de patrocinadores, ao longo dos 14 dias de programação o que se pôde perceber era uma equipe atenciosa e preparada, de forma a ajudar o espectador a curtir os filmes selecionados (e até mesmo ouvir e dar algumas dicas). Com boas salas de cinema disponibilizadas em um espaço físico próximo, era possível trafegar entre os vários pontos de exibição com breves caminhadas de poucos minutos. O que, mais uma vez, facilita bastante.

    Outro ponto alto da edição deste ano foi a programação. Os vencedores dos festivais de Cannes e de Veneza (Dheepan - O Refúgio e Desde Allá, com a presença do diretor) estavam lá, assim como boa parte da mostra competitiva do Festival de Berlim. Havia desde filmes aguardados, como Saul Fia e A Terra e a Sombra, até saudáveis descobertas de diretores pouco conhecidos, como Beatles e Carta Branca. Isto sem falar da tradicional lista de candidatos ao Oscar de filme estrangeiro, uma rara oportunidade de conferir o cinema feito ao redor do planeta.

    Ou seja, a Mostra 2015 foi aprovada com sobras. É hora então de revelar quais foram os 10 melhores filmes da programação deste ano, segundo o AdoroCinema.

    1º - Paulina

    2º - Boi Neon

    3º - Cordeiro

    4º - As Mil e Uma Noites, Volume 1 - O Inquieto

    5º - Saul Fia

    6º - A Terra e a Sombra

    7º - Chronic

    8º - Ponto Zero

    9º - Ixcanul

    10º - Bone Tomahawk

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top