Minha conta
    Vingadores: Era de Ultron - Os melhores e piores momentos da turnê de divulgação

    Gincanas, falso trailer, polêmicas e pedidos de desculpas marcaram a extensa fase de promoção do filme da Marvel.

    Vingadores: Era de Ultron se tornou o filme mais procurado pelo público em todos os países em que estreou graças, é claro, à popularidade dos seus personagens e do Universo Cinematográfico da Marvel como um todo. Ainda assim, foi fundamental que o galáctico elenco do filme de ação viajasse o mundo para promover a estreia do longa-metragem. 

    Robert Downey Jr.Chris Evans e companhia tiveram uma exaustiva agenda de entrevistas, coletivas de imprensa, aparições e programas de televisão que rendeu alguns momentos memoráveis e outros nem tanto. De pegadinhas à insultos preconceituosos, relembre os melhores e piores momentos da turnê de divulgação do blockbuster.

    Fala que eu te escuto, Joss Whedon

    Não há dúvida que o diretor Joss Whedon conquistou o posto de pessoa mais honesta da equipe de Vingadores: Era de Ultron. Em seus surtos de sinceridade, o cineasta abriu o jogo sobre sua conturbada relação com a Marvel. "Eles ficavam 'Você pode fazer isto, mas não isso. E isto, mas não aquilo.' É muito complicado quando eu não posso adicionar uma camada de complexidade", reclamou Whedon. Ele afirmou que brigou com o estúdio quando decidiu matar o Agente Coulson (Clark Gregg) em Os Vingadores - The Avengers (2012) e que por conta disso decidiu criar a série Agents of S.H.I.E.L.D. para agradar a Marvel. O diretor também disse que inicialmente não concordou com o desenvolvimento da série do Demolidor, pois acreditava que o personagem seria melhor explorado em um filme. A cereja do bolo foi quando Whedon brincou sobre virar a casaca e abandonar a Marvel: "Eu gostaria, desesperadamente, de fazer um filme do Batman – quem não?".

    Homem de Ferro diz: "Não sou obrigado"

    "Me desculpe ... o que nós estamos fazendo aqui? Tchau". Foi assim que Robert Downey Jr. se despediu de uma desconfortável entrevista com o jornalista Krishnan Guru-Murthy. O ator perdeu a paciência depois que o entrevistador insistiu em perguntar sobre sua vida pessoal, especialmente sobre seu seu histórico de vícios em álcool e drogas e suas sucessivas prisões.

    Gincana dos Vingadores

    Antecipando o que vai acontecer em Capitão América: Guerra Civil, Robert Downey Jr. e Chris Evans se enfrentaram no programa "Jimmy Kimmel Live!". Ao lado do elenco principal de Era de Ultron, os dois lideraram duas equipes em uma brincadeira no estilo "Jogo das Famílias", do Programa Silvio Santos. Os atores tiveram de responder perguntas bem humoradas como "Qual é o pior lugar para se transformar no Hulk?" e "Qual outra profissão usa roupas apertadas além de super-heróis?".

    Há espaço para slut shaming entre os Avengers?

    Um dos primeiros momentos controversos da turnê de divulgação de Vingadores: Era de Ultron aconteceu quando Chris Evans e Jeremy Renner se meteram em apuros após usarem, em tom de brincadeira, palavras como "vadia" e "prostituta" para se referir à Viúva Negra, personagem de Scarlett Johansson. Eles comentavam o romance entre a espiã Natahsa Romanoff e o Hulk, mostrado no mais recente filme da franquia, depois dela ter se aproximado, em filmes anteriores, do Homem de Ferro, Gavião Arqueiro e Capitão América. Embora alguns fãs não tenham achado os comentários ofensivos, justificando que se trata de uma personagem fictícia, muitos outros fãs condenaram o uso de expressões machistas.

    A mea culpa de Capitão América e Gavião Arqueiro

    Depois que os atores perceberam que não é nada legal sair chamando as pessoas de "vadia", ambos divulgaram pedidos de desculpas. "Nós respondemos de uma forma juvenil e ofensiva, o que irritou alguns fãs, com razão", afirmou Evans. Renner também pediu desculpas, mas culpou o cansaço pelo deslize: "Lamento que essa piada sem graça sobre uma personagem ficcional tenha ofendido qualquer pessoa. Não tivemos a intenção de ser sérios de nenhuma maneira. Somente injetar um pouco de ânimo em uma turnê de divulgação exaustiva e tediosa."

    Plot twist: Jeremy Renner não está tão arrependido assim

    Durante uma entrevista no talkshow do humorista Conan O'Brien, Renner indicou que suas desculpas não passavam de uma pegadinha do malandro e reiterou o que acha de verdade sobre a Viúva Negra : "Veja bem, eu estava falando de uma personagem fictícia e de um comportamento fictício, mas Conan, se você dormir com quatro dos seis Vingadores, não importa o quanto você tenha se divertido, você é uma vadia. Só digo isso. Eu seria uma vadia". A declaração botou o ator no centro da polêmica mais uma vez. Um colunista do site MorningAfter criticou a atitude do astro. "Essa é a imagem que você quer deixar? Essa piada machista é permitida se você estiver falando sobre uma personagem fictícia? Continuar sendo um idiota à essa altura pega mal, especialmente quando a Marvel é criticada por deixar a única mulher dos Vingadores fora de suas linhas de brinquedos, camisas e outros produtos", afirmou o blogueiro Jay Hathaway.

    Machismo em pauta

    Mesmo antes dos infames comentários de seus colegas de elenco, a presença de Scarlett Johansson no Universo Cinematográfico da Marvel já levantou discussões sobre machismo e sexismo. Muitos gostariam de ver um filme solo da Viúva Negra e acreditam que essa produção só não ganhou o sinal verde da produtora por puro preconceito contra heroínas. Para botar o dedo na ferida do sexismo de maneira bem humorada, a Cosmopolitan UK entrevistou Johansson e Mark Ruffalo, perguntando para ele perguntas que geralmente são feitas para ela. "Você sentiu muita pressão para emagrecer, entrar em forma, fazer uma dieta?" e "Você tem poses especiais para o tapete vermelho?", foram questões levantadas em tom irônico para o intérprete do Hulk.

    Fica ligada, Scarlett!

    A apresentadora Ellen DeGenneres pediu para a Johansson falar sobre sua amizade com Chris Evans durante em seu programa. Enquanto a atriz tecia elogios ao colega de elenco, o Capitão América em pessoa se preparava para dar um susto na amiga. A expressão de espanto de Scarlett rendeu risadas para o auditório do programa enquanto Ellen dizia que brincadeira tinha sido ideia de Evans.

    A anatomia dos Vingadores

    A MTV submeteu o elenco de Vingadores: Era de Ultron a uma brincadeira um tanto incomum: fazê-los tentar identificar os bíceps de seus colegas. Super-heróis tem de estar sempre em forma, mas mesmo assim Chris Evans e Chris Hemsworth ficaram surpreendidos com o braço de Robert Downey Jr., como indica o vídeo.

    Robert Downey Jr. faz comentário de mal gosto e é acusado de xenofobia

    Ao ser perguntado o que achou de Birdman - filme sobre a crise existencial de um ator famoso por viver um super-herói nos cinemas - Robert Downey Jr. alfinetou o cineasta mexicano Alejandro González Iñárritu. O diretor, que venceu três estatuetas no Oscar por seu trabalho em Birdman, havia feito duras críticas aos filmes de heróis, que em sua visão "foram um veneno, um genocídio cultural, porque a audiência fica superexposta ao complô, a explosões, e essa merda não significa nada a respeito da experiência do ser humano". Em resposta a isso, Downey Jr. atacou a nacionalidade do cineasta para tentar desmerecer sua opinião. "Acredito que, para um homem cuja língua nativa é o espanhol, ser capaz de armar uma frase como 'genocídio cultural' fala de como ele é brilhante", disse o Homem de Ferro. Depois de ser criticado por internautas, Downey Jr. não recuou e disse que "dentro do contexto" o que ele disse foi "um elogio".

    Gavião Arqueiro, o cantor

    "Quando você está num time com Hulk e Thor / E estamos todos lá na tela do cinema / As pessoas acreditam que eu não sou tão durão / Será que alguém vai me notar? / Mas, escute, eu tenho poderes também e eles são muito bons", destaca os primeiros versos da música, que ainda traz o refrão "Talvez eu seja tão super quanto eles são". Esse é o lamento de Jeremy Renner, que foi ao programa de TV apresentado por Jimmy Fallon para chorar suas mágoas por ser preterido entre os Vingadores com uma paródia de "Thinking Out Loud", do cantor britânico Ed Sheeran.

    Trailer do filme solo da Viúva Negra

    Scarlett Johansson participou do humorístico Saturday onde estrelou o primeiro "trailer" de Alejandro González Iñárritu. O vídeo satiriza os clichês das comédias românticas mostrando um romance entre Natasha e Ultron.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top