
A longa e cansativa campanha de divulgação de Vingadores: Era de Ultron tem gerado e trazido à tona alguns desentendimentos entre os principais nomes da Marvel. Após as polêmicas declarações de Jeremy Renner e Chris Evans sobre o papel da Viúva Negra (Scarlett Johansson) em Vingadores 2, foi a vez do cineasta Joss Whedon revelar um novo problema: seu relacionamento conturbado com o estúdio.
Em entrevista ao IGN, o diretor e roteirista revelou que os atritos com a Marvel surgiram ainda em Os Vingadores - The Avengers, quando decidiu matar o Agente Coulson (Clark Gregg). Foi então que ele decidiu criar Agents of S.H.I.E.L.D. – o que, pasmem, teria acontecido (mesmo que) a contragosto do estúdio. Whedon também demonstra certa insatisfação com eventos do Universo Cinetográfico Marvel interferindo tanto na atração televisiva, sendo o ponto alto desse impasse criativo as discordâncias entre o estúdio e o cineasta quanto ao que levar da TV para Era de Ultron. Entenda:
"Enquanto eu estiver envolvido com os filmes, sim, ele estará morto. Em termos de narrativa sobre esses caras [os Vingadores], sua perda foi muito importante", disse Whedon, remetendo aos acontecimentos do filme de 2012. Então, ele explica que criou a série de TV de modo a explorar o personagem e seu arco (a S.H.I.E.L.D. e seus agentes) com "integridade", como não poderia ou gostaria de fazer no principal produto cinematográfico do estúdio.

"Eles ficavam 'Você pode fazer isto, mas não isso. E isto, mas não aquilo.' É muito complicado quando eu não posso adicionar uma camada de complexidade. Nós mesmos criamos uma série com o nome S.H.I.E.L.D. e logo em seguida eles fizeram um filme em que destruíram a S.H.I.E.L.D.", falou o cineasta, ironizando essa decisão tomada em Capitão América 2 - Soldado Invernal ("Está todo mundo se dando MUITO bem!") e ponderando: "Na verdade, eu acho que os personagens da série têm um pouco de ligação com [os acontecimentos d'] a série."
Por fim, Whedon revelou o aspecto mais bombástico da entrevista: que Agents of S.H.I.E.L.D. pode ser como um "pesadelo" que o Agent Coulson vive no momento de sua morte. Em outras palavras, um purgatório! Assim, a série seria um "globo de neve", passada numa realidade própria (o que iria de encontro com a perspectiva de que a atração poderia dialogar com outras do Universo Marvel). Se tal ideia será levada à frente ou não, difícil saber, especialmente quando o cineasta termina a espantosa revelação brincando: "Mas nós não pretendemos entregar isso até a sétima temporada... E agora eu estou entregando. Droga!"
Marvel's Agents of S.H.I.EL.D. é exibida no Brasil pelo canal Sony e pela Rede Globo. Vingadores: Era de Ultron segue como um enorme sucesso em sua primeira semana de exibição ao redor do mundo e será a grande estreia dessa sexta-feira, 1º de maio, nos Estados Unidos.