Minha conta
    Cannes 2014: Saiba quais são os favoritos para a Palma de Ouro e demais premiações

    A cerimônia de premiação acontecerá hoje à noite e terá transmissão ao vivo do AdoroCinema através do twitter @adorocinema .

    Sábado de sol, dia de aproveitar a praia e aguardar. Já não há mais filmes inéditos sendo exibidos em Cannes, apenas reprises de longas da mostra competitiva e da Un Certain Regard. A expectativa agora é: quem levará para casa a cobiçada Palma de Ouro?

    Há muitos candidatos, o que torna a premiação ainda mais imprevisível. Neste ano não houve uma unanimidade, como aconteceu em torno de Amor, de Michael Haneke, dois anos atrás. Entretanto, a crítica em geral aponta que há quatro favoritos: Mommy, de Xavier Dolan; Winter Sleep, de Nuri Bilge Ceylan; Deux Jours, Une Nuit, dos irmãos Luc e Jean-Pierre Dardenne; e Mr. Turner, de Mike Leigh.

    Quem saiu na frente foi Winter Sleep, que ontem faturou o prêmio FIPRESCI, concedido pela Federação Internacional de Críticos de Cinema - apesar de que isto não seja necessariamente um indício de uma possível premiação feita pelo júri oficial. Existem ainda rumores de que Jane Campion, presidente do júri deste ano, possa favorecer um dos dois filmes dirigidos por mulheres: Le Meraviglie, de Alice Rohrwacher; e Futatsume No Mado, de Naomi Kawase. O motivo? Campion é a única mulher a ganhar a Palma de Ouro na história do festival e, várias vezes, já deu declarações reclamando desta situação. Seria a hora de eleger a segunda vencedora?

    Entre os atores, a situação se repete e não há favoritos destacados. Steve Carell foi muito elogiado por seu desempenho em Foxcatcher e tem como principais concorrentes Timothy Spall (Mr. Turner) e Antoine-Olivier Pilon (Mommy). Marion Cotillard (Deux Jours, Une Nuit), Julianne Moore (Maps to the Stars), Juliette Binoche (Clouds of Sils Maria) e Anne Dorval (Mommy) são as mais cotadas para levar o prêmio de melhor atriz.

    Vale lembrar que, em Cannes, o filme que ganha a Palma de Ouro não pode levar mais nenhum prêmio. A não ser que seja feita uma solicitação ao presidente do festival, Gilles Jacob, e esta seja aceita. Foi o que aconteceu em 2003, quando Elefante levou a Palma de Ouro e o prêmio de melhor diretor, para Gus van Sant.

    A cerimônia de premiação do Festival de Cannes começará às 14h (horário de Brasília) e terá transmissão ao vivo do AdoroCinema através de nossa conta no Twitter, @adorocinema . Esperamos você lá!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top