Minha conta
    Paulínia 2013: O chocante O Lobo Atrás da Porta é o destaque do terceiro dia do festival

    Este suspense gira em torno do sequestro de uma criança, e das pessoas suspeitas de envolvimento no caso. Com Leandra Leal, Milhem Cortaz e Fabiula Nascimento.

    por Bruno Carmelo

    O terceiro dia do Paulínia Film Festival 2013 começou com uma interessante discussão sobre as coproduções entre o Brasil e países estrangeiros. A produtora Geórgia Araújo, que trabalhou em Onde está a Felicidade? (uma coprodução Brasil-Espanha), e no ainda inédito Praia do Futuro (coprodução Brasil-Alemanha), contou as suas experiências de trabalho fora do Brasil, apontando as vantagens e desvantagens deste tipo de prática.

    Segundo ela, a produção entre dois ou mais países se justifica principalmente por uma necessidade do roteiro - no caso de Praia do Futuro, o protagonista (Wagner Moura) vive muitos anos na Alemanha -, mas também representa a possibilidade de completar o orçamento de um filme. A maior dificuldade, no entanto, são os tributos relacionados ao envio de dinheiro ao exterior. O crítico Rubens Ewald Filho, presente no debate, também relatou experiências pessoais de filmagens em Nova York.

    Depois de uma nova palestra sobre efeitos visuais, desta vez ministrada por Carlos Arguello, novas homenagens foram feitas no Theatro Municipal de Paulínia. A cerimônia, apresentada pelos atores Ígor Rickli (O Tempo e o Vento) e Juan Alba (Lost Zweig), incluiu homenagens à produtora Sara Silveira, à atriz Denise Fraga e ao cineasta Daniel Ribeiro.

    O ponto alto do dia, sem dúvida, foi a exibição do suspense O Lobo Atrás da Porta. Antes da projeção, os produtores se mostraram preocupados com a grande quantidade de crianças na plateia, e avisaram, mais de uma vez, que se tratava de um filme "forte", com classificação etária 16 anos. O começo da história, com momentos de humor, não parece muito incômodo, mas logo as cenas ganham um tom cada vez mais sombrio, até a chocante conclusão. Leandra Leal, protagonista desta história, está excelente no papel de Rosa, a amante de Bernardo (Milhem Cortaz), que é acusada de sequestrar a filha dele. Com belas imagens e um ritmo de tirar o fôlego, O Lobo Atrás da Porta deve ter uma boa carreira nos cinemas em 2014.

    Sábado, dia 14 de dezembro, marca o último dia do festival. Além de novos workshops, sobre coprodução na televisão e sobre efeitos especiais, dois novos filmes serão exibidos: a animação O Menino e o Mundo e o drama Tatuagem.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top