Minha conta
    Trash: Stephen Daldry, Martin Sheen e Rooney Mara rodam filme no Rio de Janeiro

    Diretor de Billy Elliot está vivendo na cidade há cerca de sete meses.

    por Francisco Russo

    Você sabia que Stephen Daldry, diretor dos premiados Billy Elliot e O Leitor, está morando no Rio de Janeiro há cerca de sete meses? E que desde 29 de julho ele está rodando um novo longa-metragem chamado Trash, que tem no elenco Martin Sheen, Rooney Mara, Wagner Moura e Selton Mello? O AdoroCinema visitou o set de filmagens no bairro carioca da Covanca e traz a você o que anda acontecendo por lá.

    Da esquerda para a direita: Stephen Daldry, Rooney Mara e Martin Sheen

    Baseado no livro homônimo escrito por Andy Mulligan, Trash acompanha a dura vida de três garotos que vivem em um lixão. No livro não há uma definição sobre a localização do lugar, mas o filme deixará bem claro que a história se passa no Rio de Janeiro. O responsável em dar à trama um ar carioca foi o roteirista Felipe Braga (séries Mandrake e Latitudes), que vem trabalhando com o diretor há vários meses em cima do roteiro original escrito por Richard Curtis (Quatro Casamentos e Um Funeral). "O livro não tem uma referência geográfica precisa, mas alguns elementos da América Latina, Filipinas e China. Quando decidiram que o filme seria rodado no Brasil eles me contrataram para oferecer referências específicas brasileiras", declarou o roteirista em conversa com o AdoroCinema.

    Mas, afinal de contas, por que rodar o filme no Brasil? Quem deu a resposta foi o produtor Kris Thykier, que também está morando no Rio há alguns meses. Thykier revelou que um dos motivos principais pela escolha foi a fama que o Brasil tem no trabalho com não-atores, muito graças ao sucesso internacional de Cidade de Deus. Além disto, a própria experiência da produtora O2 Filmes com coproduções foi um diferencial importante, já que o objetivo é que Trash seja um filme brasileiro. Praticamente todos os diálogos são em português, inclusive os ditos por Martin Sheen e Rooney Mara, que tiveram ajuda de tradutores para que pudessem compreender ao menos um pouco a língua.

    Por mais que Trash conte com astros internacionais, os protagonistas do filme são os jovens Rickson Tevez, Eduardo Luis e Gabriel Weinstein. Do trio apenas Gabriel já havia atuado antes, como figurante na série de TV Hoje é Dia de Maria. É em torno deles que gira toda a história, especialmente quando descobrem em meio ao lixão uma carteira com pistas para um suposto tesouro. Os personagens de Martin Sheen e Rooney Mara vivem em torno do local, ajudando os garotos da forma que podem, através do lado religioso e de ensino.

    O AdoroCinema teve a oportunidade de caminhar pelo lixão cenográfico, que impressiona não apenas pelo cenário mas também pela ausência de cheiro. Tudo devido à opção em usar apenas lixo reciclável, principalmente papel e plástico, de forma a evitar objetos que colocassem a própria equipe em risco. "Teria sido muito melhor se filmássemos em um lixão verdadeiro, mas é um ambiente muito difícil para gravar", disse o diretor Stephen Daldry. "As situações são aterrorizantes para quem vive neste lugar e é perigoso. Então tivemos que construir nosso próprio lixo. Para mim, parece um verdadeiro lixão."

    O diretor de arte Tulé Peake acompanhou nosso passeio pelo set de filmagens, mostrando também as casas construídas sobre palafitas e o lago especialmente criado para que o local se parecesse com o descrito no livro. Outro cenário impactante foi a casa de Rato, construída dentro de um galpão e que simula o interior de um esgoto. É lá que o personagem interpretado por Gabriel Weinstein se esgueira como se fosse realmente um rato.

    A previsão é que as filmagens de Trash aconteçam até 9 de outubro, mas esta data pode ser prorrogada devido a um pequeno atraso de três dias e meio nas filmagens. A intenção é que o filme seja lançado nos cinemas em 2014, possivelmente em um grande festival de cinema, e com uma pré-estreia no Brasil. Afinal de contas, como o produtor Kris Thykier ressaltou, "é um filme que esperamos ser internacional, mas estamos interessados no mercado brasileiro. Queríamos que fosse autêntico e não apenas de uns gringos."

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top