Minha conta
    Exclusivo - Arthur Dupont conversa sobre a comédia dramática Os Sabores do Palácio

    O ator interpreta um jovem auxiliar de cozinha, que trabalha com a cozinheira pessoal do presidente.

    por Bruno Carmelo

    O jovem Arthur Dupont já apareceu nos cinemas brasileiros em 2013 com a comédia Além do Arco-Íris, e nesta sexta-feira o ator francês atua no lançamento Os Sabores do Palácio, comédia dramática liderada por Catherine Frot. O ator interpreta um ajudante de cozinha, que deve lidar com os métodos pouco ortodoxos da nova cozinheira pessoal do presidente da república. O AdoroCinema já assistiu ao filme, e gostou muito da história.

    Durante o Festival Varilux de Cinema Francês, o ator conversou em exclusividade com o AdoroCinema sobre esta experiência:

    Como você entrou no projeto?

    Eu encontrei a diretora de elenco, e fiz alguns testes. Depois ela me enviou o roteiro, e gostei bastante. Eu fiquei emocionado, mesmo se essa história não parece muito emocionante a princípio. O percurso dessa mulher, tendo que se confrontar a um mundo masculino, militar, que a olha com desconfiança, é comovente. A carta que ela escreve ao presidente, e lê no final, é linda, eu até chorei quando li o roteiro.

    O filme é bastante sutil.

    É verdade. Este é um diário da banalidade do Eliseu, da adaptação das regras do lugar. Ela não está acostumada a essas regras. Ela é uma artista, em seu sentido mais surpreendente, imprevisível. O meu personagem também tem que se adaptar a isso.

    Como você criou o seu personagem?

    O papel era muito construído, muito preciso. Eu só podia seguir as inscrições, as marcas predefinidas. Eu me diverti cozinhando... Bom, eu não cozinho de verdade, mas ajeito as panelas, preparo o peixe cru. A atuação veio disso, foi divertido. Eu me senti à vontade. Eu também tive duas horas de aula com Danièle Mazet-Delpeuch, a verdadeira cozinheira que inspirou o filme. Ela me ensinou a cortar os legumes, adotando a postura de um verdadeiro cozinheiro, os gestos militares de um profissional. Existe um rigor enorme neste meio. Eu sempre tinha que responder: “Sim, chefe!”

    Você trabalha com a grande Catherine Frot. Como foi?

    Foi ótimo. Ela é muito séria, muito profissional e humilde. Ela chega e faz o trabalho. Eu não a conheço muito bem, mas sei que ela não tem um temperamento fácil, nem sempre está de bom humor. Ela não cria intimidade, nunca te dá um tapinha nas costas. Mas ela tem grande consciência e respeito à profissão, e é isso que importa. Eu tinha admiração por ela, por sua organização.

    Nesta sexta-feira, dia 23 de agosto, Os Sabores do Palácio estreia em 11 cinemas em Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasíla e São Paulo.

    Os Sabores do Palácio

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top