Minha conta
    Cannes 2013: Steven Spielberg reforça o momento de celebração

    Diretor de filmes famosos, o cineasta reforçou a importância deste encontro, enquanto a estrela Nicole Kidman aproveitou para dizer que estava achando ótimo passar duas semanas inteiras ali com o diretor. Veja ainda o que Ang Lee e Christoph Waltz falam sobre o evento!

    por Roberto Cunha (direto de Cannes)

    Aconteceu nesta quarta-feira a coletiva de imprensa com os jurados da competição oficial de Cannes. Como era de esperar, o foco das atenções foi Steven Spielberg, presidente do júri e diretor de clássicos como E.T., Tubarão (que será exibido no Festival), além do recente Lincoln, premiado com o Oscar.

    POR QUE DISSE SIM?

    A primeira pergunta foi um tanto quanto delicada, pois meio que encostou Spielberg na parede, questionando as recusas de presidir o júri em outros momentos do festival e porque ele teria aceitado desta vez. Incomodado, ele disse que não foram tantas negativas e que os convites surgiram nos meses em que ele costuma filmar. E sobre estar ali na 66ª edição do evento, disse que estava muito feliz e honrado de ter sido convidado.

    JULGAR O FILMES

    Quanto a julgar os filmes, Spielberg disse não ver nenhum problema, enquanto o cineasta Ang Lee, meio tímido, confessou que não se sente a vontade de julgar filmes em público. Ele disse ainda entender a importância de contribuir com a comunidade cinematográfica e, claro, achava bom fazer parte de um evento de tanto prestígio como Cannes. Provocando risos, o ator Christoph Waltz (foto), Palma de Ouro por Bastardos Inglórios, brincou que "um prêmio é um pouco como uma boa sessão de psicanálise, é o resultado de uma combinação entre o cliente e o psicanalista". Um sentimento que todos parecem compartilhar é a ideia de que o filme precisa tocá-los de alguma forma e "para nós este receberá a Palma de Ouro", disse o diretor do premiado As Aventuras de Pi.

    DUAS SEMANAS COM SPIELBERG

    Nicole Kidman (foto), lembrou que já passou pelo evento outras vezes, como no inédito Obsessão. Ela reforçou o fato de ser uma plataforma para as produções e uma chance para que elas sejam descobertas. Bem humorada, brincou que conhecia Spielberg há muito tempo e que "nunca tinha passado duas semanas inteiras com ele", sendo esta uma ótima chance para fazer isso.

    COMPETIÇÃO

    Sobre a questão da competição, Spielberg foi político dizendo que "são duas semanas de celebração do cinema e não de um filme contra o outro", ao mesmo tempo que mostrou clareza ao dizer que "os filmes estão sempre competindo uns com os outros para atrair público nos cinemas".

    AMIGOS PARA SEMPRE?

    Ainda no clima da questão acima, Lee disse que ele e Spielberg são bons amigos: "Ele é meu herói". Enquanto o pessoal da plateia ria, o cineasta que perdeu o Oscar para o companheiro oriental agradeceu as palavras e completou: "nós nos conhecemos há muito tempo, nunca fomos competidores, somos sempre colegas e isso vai continuar assim".

    CAMPANHAS

    Sobre as famosas campanhas do Oscar, Lee deixou claro que são duas competições diferentes, sendo Cannes algo mais artístico, autoral, enquanto o evento da estatueta tem seis mil jurados. Spielberg considera "revigorante" não existir em Cannes o que acontece em Hollywood, em favor de um filme ou outro.

    ENTRAR PARA A HISTÓRIA

    Ator francês de comédias conhecidas como O Closet e do inédito Jappeloup, Daniel Auteuil abriu o jogo, dizendo que ao aceitar o convite descobriu na internet que tinha visto muitos ganhadores da Palma de Ouro e que eles o ajudaram a formatar um gosto por cinema como espectador. Para ele, dar continuidade a essa tradição é algo raro e uma oportunidade de eleger um filme que entrará para a história.

    LEIA MAIS

    Matéria especial - Festival de Cannes 2013 - Informações & Novidades

    Outras notícias

    Cannes 2013: Está começando a festa do cinema mundial

    Leonardo DiCaprio e Baz Lhurman falam sobre O Grande Gatsby

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top