Minha conta
    Diário de Cannes: Woody Allen diz que não há realidade no festival

    Diretor foi um dos destaques do primeiro dia do festival, graças a documentário sobre sua carreira.

    por Francisco Russo, direto de Cannes

    Apesar de não ter vindo à Croisette neste ano, o diretor Woody Allen foi um dos principais destaques do primeiro dia do Festival de Cannes. Tudo graças a Woody Allen: A Documentary, filme dirigido por Robert B. Weide exibido na sessão Clássicos de Cannes.

    Feito para a TV americana, o longa-metragem é um grande painel sobre a vida de Woody Allen. Além das tradicionais cenas de arquivo e depoimentos de familiares e pessoas com quem já trabalhou, regra básica em documentários biográficos, o longa traz cenas raras onde o próprio Woody apresenta seu método de trabalho, repleto de cacoetes muito particulares. Entre eles a gaveta onde guarda ideias, escritas a mão em folhas de papel soltas, e a máquina de escrever na qual trabalha há mais de 30 anos.

    Em meio a diversos depoimentos, dados em vários momentos da carreira, Woody Allen solta algumas pérolas. Diz que acredita na teoria da quantidade, pois ao fazer um filme por ano aumentam suas chances de acertar em ao menos algum deles. Relata sua falta de paciência para refazer uma cena várias vezes, pois deseja ir para casa o quanto antes, e que desde cedo aprendeu que, caso conseguisse economizar ao menos US$ 1, isto o ajudaria a fazer seu próximo filme.

    Entretanto, de todos os depoimentos dados pelo diretor o mais marcante foi dito após a primeira exibição de Meia Noite em Paris, no Festival de Cannes 2011: "Não existe realidade em Cannes." Uma análise sucinta sobre o quanto os aplausos e o glamour do festival não o afetam, por saber que fazem parte do contexto do evento.

    Woody Allen: A Documentary é um filme feito tanto para fãs do diretor quanto para interessados na história do cinema. As várias fases da carreira de Allen são explicadas, ressaltando o contexto pessoal e de momento que provocaram tais mudanças. Destaque para as cenas do início de sua carreira, ainda na TV, onde aparece lutando boxe com um canguru e cantando para um cachorro - ambas impagáveis!

    Ainda sem previsão de lançamento no Brasil, Woody Allen: A Documentary chegará aos cinemas franceses no próximo dia 30, na semana seguinte ao término do Festival de Cannes. Será o primeiro país onde o documentário será lançado em circuito comercial. O próximo longa-metragem do diretor a chegar às salas brasileiras será Para Roma Com Amor, cuja estreia está agendada para 29 de junho.

    Woody Allen: A Documentary

    Leia mais:

    Diário de Cannes: Moonrise Kingdom dá a largada ao festival

    Guia do Festival de Cannes 2012

    Começa o Festival de Cannes

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top