Minha conta
    Diário de Cannes: Moonrise Kingdom dá a largada ao festival

    Filme marca a estreia do diretor Wes Anderson no festival de cinema mais famoso do planeta.

    por Francisco Russo, direto de Cannes

    A turma de Wes Anderson chegou a Cannes. Foi assim que o diretor se referiu à presença constante de certos atores em seus longa-metragens, como Bill Murray e Jason Schwartzman. A dupla está também em Moonrise Kingdom, longa-metragem que abriu o Festival de Cannes 2012 e teve sua primeira exibição na manhã de hoje, para a imprensa mundial.

    "Gosto de trabalhar com amigos, mas agora acredito que tenho uma família ainda maior", declarou o diretor, se referindo ao primeiro trabalho com Bruce Willis, Frances McDormand, Edward Norton e Tilda Swinton, todos também em Cannes. "Espero que os amigos que fiz neste filme tenham se tornado disponíveis para mim. Gosto de pensar em filmes como companhias de teatro, apesar de nunca ter trabalhado nisto", concluiu.

    O diretor Wes Anderson, o produtor Roman Coppola e o elenco principal em Cannes

    Moonrise Kingdom é mais um filme na linha bastante peculiar de seu diretor, com situações repletas de ironia e um certo flerte com o inusitado. Nada muito diferente de seus principais trabalhos, como Viagem a Darjeeling e Os Excêntricos Tenenbaums. Entretanto, a combinação de uma história bem azeitada com um visual bucólico, remetendo aos anos 60 em uma ilha isolada, criam o ambiente ideal para que Anderson realize um de seus filmes mais divertidos. Em boa parte graças não aos atores consagrados, mas a duas jovens revelações: Kara Hayward e Jared Gilman.

    Ambos foram escolhas pessoais de Wes Anderson e não haviam ainda trabalhado em cinema. "A personalidade de Jared me comoveu. Vi suas audições, mas foi na entrevista que tivemos que ele conseguiu me fazer rir. Quanto a Kara, a impressão que tinha era que ela já tinha muita experiência de interpretação", declarou o diretor na entrevista coletiva realizada após a sessão.

    Kara Hayward, um dos destaques de "Moonrise Kingdom"

    No filme a jovem dupla interpreta Sam e Suzy, ambos com 12 anos, que sentem-se incompreendidos pelas pessoas à sua volta. Da semelhança logo vem a amizade e, consequentemente, a decisão de fugir juntos. Para desespero do capitão Sharp (Bruce Willis), do escoteiro-chefe Ward (Edward Norton) e dos pais de Suzy (Bill Murray e Frances McDormand), que partem em sua busca.

    Com uma belíssima trilha sonora de Alexandre Desplat - com direito a apresentação narrada por Jared Gilman durante os créditos finais -, Moonrise Kingdom agrada pela mescla de situações insólitas, belas atuações dos jovens protagonistas e um visual extremamente bem desenvolvido, que auxilia muito na construção do ambiente retratado. Pode parecer precipitado, afinal de contas estamos no primeiro dia de Cannes, mas Kara Hayward desponta como destaque. A premiação pode não vir, mas é bom ficar de olho nela em seus próximos filmes. A garota promete!

    Leia mais:

    Guia do Festival de Cannes 2012

    Começa o Festival de Cannes

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top