Joaquin Phoenix e Robert De Niro não começaram bem as filmagens de Coringa: "Eu não gostava de conversar com ele"

Suas diferentes abordagens à interpretação criaram uma tensão considerável entre eles antes e durante as filmagens do filme dirigido por Todd Phillips.

Antes de se tornar um dos maiores fenômenos do cinema de quadrinhos e render a Joaquin Phoenix um Oscar por sua atuação, Coringa já trilhava caminhos bastante complexos. O próprio Todd Phillips se inspirou em filmes como Taxi Driver para construir uma descida ao inferno estrelada por Arthur Fleck, um homem solitário e maltratado por uma sociedade que parece ter decidido que ele não merece ser ouvido.

Coringa
Coringa
Data de lançamento 3 de outubro de 2019 | 2h 02min
Criador(es): Todd Phillips
Com Joaquin Phoenix, Robert De Niro, Zazie Beetz
Imprensa
4,2
Usuários
4,6
Adorocinema
5,0
Assista na HBO Max com Claro tv+

E nessa viagem, Robert De Niro interpretou Murray Franklin, o popular apresentador de televisão que Arthur admira e que acaba se tornando uma figura fundamental em sua ruína. A relação entre os dois personagens é um dos principais motores do filme, mas parece que a tensão entre os atores também foi tema de discussão durante as filmagens.

Os problemas entre Joaquin Phoenix e Robert De Niro nas filmagens de Coringa

A escolha de Robert De Niro para interpretar Murray Franklin também teve um componente particularmente interessante. Coringa se inspira diretamente em O Rei da Comédia, filme de Martin Scorsese estrelado pelo próprio De Niro, e Murray serve como uma espécie de modelo para Arthur. O protagonista sonha em se tornar um comediante e constantemente fantasia sobre aparecer no programa de Murray, chegando a imaginar recebendo sua aprovação. Mas essa admiração eventualmente se transforma em ressentimento quando o apresentador usa o fracasso de Arthur para promover o programa.

Além disso, a curiosa relação entre os dois personagens refletia-se nos métodos de trabalho dos atores. Phoenix admirava profundamente De Niro, mas este, por sua vez, tinha uma abordagem bastante diferente em relação ao trabalho. O ator preferia fazer leituras completas do roteiro e ensaiar antes do início das filmagens, algo que parecia muito menos natural para Phoenix.

A diferença de métodos levou a uma situação bastante constrangedora antes do início das filmagens. Como Todd Phillips relatou na Vanity Fair, De Niro pediu a Phoenix que participasse de uma leitura do roteiro porque queria ouvir o filme inteiro, enquanto o ator principal recusou categoricamente.

Bob [Robert De Niro] me ligou e disse: 'Diga a ele que ele é um ator e que precisa estar presente. Eu gosto de ouvir o filme inteiro, e vamos todos nos reunir em uma sala e ler o roteiro'. E eu fiquei entre a cruz e a espada, porque Joaquin dizia: 'De jeito nenhum vou fazer uma leitura', e Bob respondia: 'Eu faço leituras antes de filmar, é o que fazemos'

No fim, Phoenix concordou em se encontrar com De Niro e ler o roteiro no escritório do ator em Manhattan, embora a experiência tenha sido tudo menos confortável. Segundo Phillips, Phoenix murmurou durante boa parte da leitura e acabou se afastando para fumar. Depois, De Niro quis conversar com ele em particular, mas Phoenix saiu porque não estava se sentindo bem após a reunião.

Warner Bros. Pictures

"Eu não gostava de conversar com ele no set. No primeiro dia, nos cumprimentamos e, depois disso, acho que não falamos muito". De Niro, por sua vez, sentiu que eles não precisavam interagir fora de seus personagens. "O personagem dele e o meu não precisavam conversar sobre nada. Nós simplesmente dissemos: 'Façam o seu trabalho. Interajam como personagens'. É mais simples assim, e não conversamos. Não havia motivo para isso".

Mas a situação mudou quando Todd Phillips convenceu Phoenix a se encontrar com De Niro novamente. Ambos precisavam encontrar um terreno comum antes de filmar as cenas mais importantes do filme, especialmente o explosivo encontro televisionado que termina com Arthur assassinando Murray. E parece que esse encontro quebrou o gelo: segundo Phillips, De Niro segurou o rosto de Phoenix entre as mãos, beijou-o na bochecha e disse: "Vai ficar tudo bem, querido". A partir daí, eles conseguiram deixar suas diferenças de lado e traduzir toda aquela tensão para a tela.

Bruno Botelho dos Santos
Bruno Botelho dos Santos
-Redator | crítico
Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.
Links relacionados