Minha conta
    Tensão nos bastidores de Coringa: Esse é o motivo dos problemas entre Robert De Niro e Joaquin Phoenix
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    A adaptação dos quadrinhos da DC rendeu a Joaquin Phoenix um Oscar e gerou mais de um bilhão de dólares nas bilheterias.

    O drama psicológico Coringa é um dos sucessos mais incomuns do passado recente: encenado pelo diretor de Se Beber, Não Case!, Todd Phillips, o filme é um olhar, banhado em cores sujas, sobre a natureza de uma pessoa mentalmente instável que se torna um vilão violento.

    Como isso é apresentado como uma fusão de cenas de quadrinhos da DC e referências ao trabalho de Martin Scorsese, essa curiosa mistura normalmente não seria suspeita de ser um sucesso de massa. Mas o veículo de Joaquin Phoenix foi bem-sucedido: Com um orçamento de menos de 80 milhões de dólares, a adaptação dos quadrinhos da DC arrecadou mais de um bilhão de dólares em todo o mundo. Além disso, Coringa recebeu onze indicações ao Oscar e até ganhou o prêmio da Academia em duas categorias: Melhor Música e Melhor Ator.

    No entanto, o método de trabalho de Phoenix não apenas garantiu o sucesso no Oscar, mas também criou temporariamente uma atmosfera tensa nos bastidores. Como o vencedor do Oscar preferia um processo completamente diferente do de seu colega Robert De Niro...

    O CHOQUE ENTRE REFERÊNCIA E HOMENAGEM

    Coringa é sobre o palhaço solitário e mentalmente perturbado Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que sonha em se tornar um comediante de stand-up e aparecer em seu programa noturno favorito. Durante seu colapso mental, ele se torna um criminoso violento e ídolo de uma máfia brutal, mas durante essa transformação ele também encontra seu modelo: o apresentador de TV Murray Franklin.

    Este último é interpretado por Robert De Niro, com Todd Phillips homenageando as fontes de inspiração de seu filme: o clássico Taxi Driver, sobre um psicopata solitário que sai dos trilhos, e a comédia amarga O Rei da Comédia. O último é centrado em um aspirante a comediante que desenvolve um entusiasmo cada vez mais perigoso.

    Warner Bros.

    Robert De Niro desempenhou o papel principal em ambos os clássicos de Scorsese. O fato de ele mudar do papel de protagonista delirante para o de modelo em Coringa pode, portanto, ser visto como um reflexo da história de como o mais icônico vilão do Batman surgiu. Entretanto, por mais confortável que De Niro estivesse no papel ambíguo, as diferenças entre Phoenix e De Niro tornaram as coisas desconfortáveis para o diretor Todd Phillips por um curto período...

    ESPONTANEIDADE VERSUS PREPARAÇÃO

    Antes do primeiro dia de filmagem de Joker, De Niro expressou um desejo específico: ele queria ler o roteiro completo com o resto do elenco. Esse era um procedimento padrão para ele e, portanto, essencial. Isso colocou Todd Phillips em um dilema, como o diretor explicou à Vanity Fair.

    Isso porque Joaquin Phoenix prefere exatamente a abordagem oposta. Ele está convencido de que as melhores atuações simplesmente acontecem e que os ensaios impedem isso. Por isso, Phoenix hesitou em atender ao pedido de De Niro, quando o astro vencedor do Oscar por O Poderoso Chefão II e Touro Indomável fez uma declaração: pediu a Phillips que deixasse claro para Phoenix "que ele é um ator e tem que estar lá!"

    Warner Bros. Entertainment / DC Comics / Niko Tavernise

    Phoenix, no entanto, não se interessou: Embora tenha concordado em visitar o escritório de De Niro em Manhattan para uma leitura. Entretanto, de acordo com Phillips, ele apenas resmungou durante o ensaio. De Niro então o convidou para uma conversa particular, o que Phoenix recusou. Portanto, Phillips teve que intervir e deixar claro para seu ator principal que ele deveria abordar De Niro sobre o assunto.

    Phoenix concordou relutantemente e, após uma conversa particular, os astros se reconciliaram. Embora eles só tenham se falado no set de filmagem de Coringa na medida do necessário, isso não foi resultado de uma animosidade prolongada: Tanto Phoenix quanto De Niro afirmaram que era normal que eles se concentrassem no trabalho no set de filmagem em vez de ficar conversando entre as tomadas. Como De Niro resumiu para a Vanity Fair: "É mais fácil assim".

    Coringa
    Coringa
    Data de lançamento 3 de outubro de 2019 | 2h 02min
    Criador(es): Todd Phillips
    Com Joaquin Phoenix, Robert De Niro, Zazie Beetz
    Imprensa
    4,2
    Usuários
    4,6
    Adorocinema
    5,0
    Assista agora em Max

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top