Um dos melhores filmes de todos os tempos: Inspirou um grande sucesso dos anos 90 e possui avaliação de 99% no Rotten Tomatoes
Compartilhe esta matéria

28 anos atrás, um dos maiores sucessos de comédia romântica dos anos 90 chegou aos cinemas – baseado em uma obra-prima da comédia de 1940. Descubra qual filme é aqui.

Um homem e uma mulher trocam mensagens anônimas, sem saber que já se conhecem na vida real – e que a relação entre eles está longe de ser amigável. Os fãs de comédias românticas, é claro, reconhecerão imediatamente essa premissa. Afinal, foi exatamente em torno disso que girou o sucesso de bilheteria de 1998, Mensagem para Você.

A Loja da Esquina, o clássico que inspirou Mensagem para Você

O que muitos não sabem: Mensagem para Você teve um clássico como modelo – A Loja da Esquina. O filme, dirigido pelo mestre da comédia Ernst Lubitsch, centra-se em Alfred Kralik (James Stewart) e Klara Novak (Margaret Sullavan), ambos funcionários de uma loja de artigos de couro em Budapeste. Embora os dois troquem farpas no trabalho, cada um se envolve independentemente em uma correspondência cada vez mais romântica com alguém que conheceram por meio de um anúncio. O que eles (ao contrário do público) não sabem é que estão escrevendo um para o outro!

Loew's

Lubitsch, que nasceu na Alemanha, emigrou para os EUA e se tornou um dos diretores mais respeitados do cinema clássico de Hollywood, queria ter feito A Loja da Esquina um ano antes. No entanto, como Stewart e Sullavan, sua primeira escolha para os dois papéis principais, ainda não estavam disponíveis, ele primeiro filmou Ninotchka com Greta Garboque foi um fracasso de bilheteria na época.

Um sucesso absoluto

A Loja da Esquina custou um terço do orçamento de Ninotchka e, em comparação, obteve um sucesso de bilheteria significativamente maior. Embora ambos os filmes fossem comédias estreladas por grandes nomes, eles não poderiam ser mais diferentes: enquanto Ninotchka é uma sátira social sofisticada com um pano de fundo político, A Loja da Esquina conta a história da vida cotidiana e dos envolvimentos românticos de funcionários de escritório comuns em um estilo quase de drama de câmara.

No Rotten Tomatoes, 99% das avaliações de A Loja da Esquina são positivas – o suficiente para colocá-lo na posição 95 da lista dos 300 melhores filmes de todos os tempos.

A Loja da Esquina
A Loja da Esquina
1h 37min
Criador(es): Ernst Lubitsch
Com Margaret Sullavan, James Stewart, Frank Morgan
Usuários
3,6

Aliás, Mensagem para Você não foi o primeiro remake do filme: em 1949, uma versão musical estrelada por Judy Garland e Van Johnson foi lançada nos cinemas com o título A Noiva Desconhecida.

Ana Pilato
Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.
Links relacionados