Basta olhar para seu mais recente longa-metragem, Dia D, que chegou recentemente aos cinemas brasileiros, ou revisitar sua filmografia repleta de obras como Contatos Imediatos do Terceiro Grau, E.T. - O Extraterrestre, Guerra dos Mundos, A.I. - Inteligência Artificial e Minority Report - A Nova Lei para perceber rapidamente uma coisa: a ficção científica sempre esteve no centro da carreira de Steven Spielberg.
Steven Spielberg não gosta da sequência de 2001 - Uma Odisseia no Espaço
Por isso, não surpreende que 2001 - Uma Odisseia no Espaço, o clássico dirigido por Stanley Kubrick em 1968, esteja entre os filmes favoritos de Spielberg. No entanto, como ele revelou recentemente durante sua participação no podcast The Rewatchables, repercutida pelo site Far Out, a continuação lançada cerca de duas décadas depois não o conquistou da mesma forma.
MGM Home Entertainment
Intitulado 2010 - O Ano em que Faremos Contato e dirigido por Peter Hyams, o filme se passa nove anos após os acontecimentos da nave Discovery. A trama acompanha a missão Leonov, na qual cientistas estadunidenses e soviéticos unem forças em plena Guerra Fria para descobrir o que aconteceu com o computador HAL 9000.
“Eu queria que a história terminasse ali”
Spielberg não escondeu sua insatisfação com a sequência: “Não sou um grande fã da continuação de 2001 que fizeram.” O diretor explicou que o final do filme original já era perfeito em sua visão: “Eu realmente queria que me deixassem com a minha própria imaginação quando o bebê estelar se vira e olha para a Terra. Eu queria que a história terminasse ali. Queria apenas que aquela imagem existisse sem qualquer outro filme vindo depois.”
A declaração reforça o fascínio que o final enigmático de 2001 - Uma Odisseia no Espaço exerce sobre muitos espectadores até hoje. Para Spielberg, parte da força da obra de Kubrick está justamente em deixar perguntas sem resposta e permitir que cada pessoa interprete seu significado à sua maneira.
2010 - O Ano em que Faremos Contato não está disponível no streaming, já 2001 - Uma Odisseia no Espaço, está disponível na HBO Max.