Tudo foi feito para esconder isso – mas, por dois segundos, algo pode ser visto no Abismo de Helm em O Senhor dos Anéis
Ana Pilato
Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

Nos livros de J.R.R. Tolkien, a princesa élfica Arwen não desempenha nenhum papel na Batalha do Abismo de Helm. Consequentemente, ela não aparece na tela – ou será que aparece?

A lendária trilogia O Senhor dos Anéis de Peter Jackson é considerada um projeto gigantesco e meticulosamente planejado. Mesmo assim, com uma produção dessa escala, é praticamente impossível acompanhar cada detalhe. Até mesmo alguns "erros", no entanto, contribuíram para a reputação mítica daquela que é indiscutivelmente a melhor trilogia de fantasia de todos os tempos – seja um deslize de Ian McKellen, ator que interpreta Gandalf, ou o fato de Arwen (Liv Tyler) aparecer por um breve instante durante a Batalha do Abismo de Helm em As Duas Torres, embora não devesse estar lá...

Ela não deveria estar ali

Durante o desenvolvimento do segundo filme, Peter Jackson planejou expandir significativamente o papel de Arwen. Ao contrário da versão final, a princesa élfica não permaneceria em Valfenda, mas participaria ativamente da guerra. Os primeiros rascunhos do roteiro a previam liderando as forças élficas de Lothlórien ao lado de Haldir (Craig Parker) e apoiando Aragorn (Viggo Mortensen) no Abismo de Helm.

Liv Tyler preparou-se intensamente para esta direção da personagem, passando por um extenso treinamento em esgrima e coreografia de luta. O objetivo era estabelecer Arwen como uma personagem mais completa e aprofundar seu relacionamento com Aragorn, inclusive no nível de seus combates conjuntos.

New Line

Após o término das filmagens, a equipe decidiu por uma mudança fundamental de direção. Vários fatores foram decisivos: em primeiro lugar, eles queriam se manter mais fiéis ao romance original de J.R.R. Tolkien, no qual Arwen não participa das batalhas. Em segundo lugar, a presença dela poderia ter desequilibrado a narrativa e enfraquecido o papel de Éowyn (Miranda Otto), que serve como uma espécie de substituta emocional para a ausente Arwen na parte central da saga.

Arwen foi removida – mas não completamente

Havia também razões puramente pragmáticas. A Batalha do Abismo de Helm já era uma das sequências mais longas e complexas do filme – e Jackson acabou por determinar que a participação de Arwen não era essencial para o núcleo dramático da cena. A maioria das suas cenas já filmadas foram posteriormente removidas.

Apesar do enorme esforço técnico, provou-se impossível apagar completamente Arwen das filmagens. Na versão final, existem vários breves momentos em que os espectadores atentos podem descobrir sua presença. Uma cena particularmente marcante ocorre durante a retirada dos defensores para a fortaleza: ao lado de Aragorn, Legolas (Orlando Bloom) e Gimli (John Rhys-Davies), uma quarta sombra pode ser vista por uma fração de segundo em uma ponte – a de Arwen!

O Senhor dos Anéis - As Duas Torres
O Senhor dos Anéis - As Duas Torres
Data de lançamento 27 de dezembro de 2002 | 2h 59min
Criador(es): Peter Jackson
Com Elijah Wood, Sean Astin, Viggo Mortensen
Usuários
4,6
Assista agora no Prime Video

Mesmo em meio à multidão que recuava para trás dos portões do Abismo de Helm, uma figura vestindo um manto vermelho podia ser vista – um detalhe de vestimenta claramente associado a Arwen. No entanto, o plano original torna-se mais evidente no clímax da batalha: mudanças digitais de cor foram claramente usadas para alinhar visualmente Arwen com Legolas. Mas seus movimentos e o manuseio de suas armas revelam que não é o elfo da floresta.

Por pouco mais de dois segundos, Arwen pode ser vista em seu cavalo atacando um orc – um resquício da versão original que passou despercebido na versão final do filme.

facebook Tweet
Links relacionados