Em 1991, Brian De Palma nos presenteou com uma obra de cinco estrelas: A Fogueira das Vaidades. O diretor de Scarface e Os Intocáveis reuniu Bruce Willis, Melanie Griffith, Tom Hanks, Morgan Freeman, Kim Cattrall e uma jovem Kirsten Dunst.
Um fracasso monumental
Tom Hanks assume o papel de Sherman McCoy, um membro da elite financeira de Nova York. Após um incidente aparentemente insignificante, ele se torna alvo de políticos, da mídia e do sistema judiciário, todos ansiosos para restaurar sua imagem.
Apesar de um orçamento substancial de 47 milhões de dólares, o filme foi um fracasso retumbante, arrecadando apenas 15 milhões de dólares em todo o mundo. Brian De Palma e seu roteirista, Michael Cristofer, não conseguiram capturar a essência do famoso romance de Tom Wolfe. Como resultado, o público não abraçou a nova visão do cineasta e a crítica detonou o filme.
Até mesmo os atores posteriormente repudiaram o filme. Em 2001, durante uma entrevista com Oprah Winfrey, Tom Hanks não hesitou em chamá-lo de "o pior filme de sua carreira" e "um dos piores já feitos". O astro de Forrest Gump não poupou palavras! Apesar disso, o ator guarda algumas lembranças positivas do filme.
"E, no entanto, se eu não tivesse passado por essa experiência, teria perdido algo precioso. Este filme foi um projeto fascinante desde o primeiro dia. Foi algo fora do comum e, por algum motivo que desconheço, gerou muita atenção", enfatizou ele.
Morgan Freeman repudia o filme
Em uma entrevista de 2014 ao The Daily Beast, Morgan Freeman também criticou A Fogueira das Vaidades. O ator disse que ficaria encantado se o filme pudesse ser apagado de sua filmografia. "Tenho um pesadelo terrível", confessou.
Era um dos meus livros favoritos e... vamos começar de novo e fazer direito
Se você quiser formar sua própria opinião sobre A Fogueira das Vaidades, o filme está disponível no catálogo da HBO Max.