Nem Wicked 2, nem Avatar 3: A maior decepção do ano é uma ficção científica que foi largada no streaming com 4% de aprovação
Diego Souza Carlos
Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

Com potencial para recontar uma história clássica do cinema, longa acabou caindo nas falhas e limitações do próprio tempo.

Chega o fim de ano e as listas de melhores e piores começam a pipocar por aí. De fato, não foi um dos melhores anos para a indústria cinematográfica, mas o público que adora cinema não pode reclamar: apenas para citar, tivemos grandes títulos como O Agente Secreto, Baby, Oeste Outra Vez, O Último Azul, A Hora do Mal, Guerreira do K-Pop, Foi Apenas Um Acidente, Uma Batalha Após a Outra, e a lista poderia continuar infinitamente. Mas, assim como nos emocionamos na sala escura, também passamos por algumas decepções.

A maiores decepções de 2025

Netflix

Não se trata de um ranking, mas apenas uma breve viagem pelos últimos meses para entender o que não deu certo no audiovisual.

Enquanto o ano começou muito bem nos lançamentos nacionais, dos quais citamos alguns acima, não é possível dizer o mesmo das estreias de fora. O primeiro trimestre de 2025 teve fortes decepções, como o live-action de Branca de Neve, que, apesar de não ser rodeado de boas expectativas, teve um desempenho bem abaixo do esperado. Podemos citar também Capitão América: Admirável Mundo Novo, um filme que mesmo com o carisma de Anthony Mackie não foi capaz de entregar uma história interessante.

Peça por Peça foi outro projeto que caiu no esquecimento tão rápido que muitos nem chegaram a saber de sua existência. Ainda que inofensivo diante de outras produções menos aclamadas, a cinebiografia animada de Pharell Williams não teve nenhum apelo aqui no Brasil. Outra animação que não agradou foi Smurfs, que falhou em revitalizar a franquia com uma narrativa que parecia não ter esforço nenhum dos realizadores.

É um dos melhores filmes de 2025 que quase ninguém viu: Conto sobre cura e amizade pode ser a grande surpresa da temporada de premiações de 2026

Ao longo do ano, o streaming também recebeu alguns títulos que não agradaram nem a crítica nem a audiência. The Electric State, o maior investimento da história da Netflix, foi um deles. Essa ficção científica, no entanto, só não superou o fracasso de outra entrada do gênero lançado na plataforma concorrente da plataforma - que logo falaremos sobre.

Apenas algumas citações antes da maior decepção do ano, com filmes que não foram um completo fracasso, mas ficaram aquém do que se propuseram inicialmente: Star Trek: Sessão 31, Karate Kids: Lendas, Rua do Medo: Rainha do Baile, Hurry Up Tomorrow: Além dos Holofotes e Código Alarum são alguns deles.

Antes de revelar o "vencedor" das decepções, é preciso dizer que, para muitos, Wicked Parte II e Avatar: Fogo e Cinzas foram filmes que tiveram uma recepção morna em relação aos longas antecessores. Por isso, os dois merecem uma menção honrosa neste texto.

A Guerra dos Mundos: a maior decepção de 2025

Prime Video

Com apenas 4% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, A Guerra dos Mundos é a maior decepção de 2025. O longa que tinha a oportunidade de revitalizar uma das histórias mais icônicas da história do cinema acaba abraçando uma espécie de comodidade e consternação pelas limitações da pandemia, período em que o projeto foi lançado. Ainda assim, a montagem e as atuações não salvam a ficção científica de serem um verdadeiro fracasso.

No agregador, o consenso da mídia especializada pontua: "Ao mostrar Ice Cube preso em um protetor de tela inepto com propaganda de produtos por toda parte, Guerra dos Mundos fará com que o público considere dar uma chance à paz". Enquanto isso, o público afirma o seguinte: "Para alguns, A Guerra dos Mundos é um produto comercial vazio; para outros, é um tesouro da ficção científica que proporciona prazeres culpados e comprova o velho ditado."

Esta foi a melhor ficção científica de 2025: Arrecadou 151 milhões de dólares e começa uma nova trilogia no cinema

Disponível no Prime Video, A Guerra dos Mundos é uma verdadeira experiência cinematográfica frustrante.

facebook Tweet
Links relacionados