O Oscar 2026 acontece apenas em aproximadamente 3 meses, mas a temporada de premiações já está em alta há um bom tempo. Para nós brasileiros, assim como no ano passado, o período tem um gostinho especial por não apenas O Agente Secreto ser um forte candidato a diversas categorias, como também há outros representantes brasileiros que entraram na disputa prévia por uma estatueta de ouro.
Nesta semana, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas liberou as pré-listas sem as nomeações principais, das quais o Brasil esteve presente com 5 filmes. Além do título de Kleber Mendonça Filho, há também Sonhos de Trem (Fotografia), Amarela (Melhor Curta),Apocalipse nos Trópicos (Melhor Documentário) e Yanuni (Melhor Documentário). No entanto, o que chamou a atenção de muitos é que o longa estrelado por Wagner Moura pode concorrer em uma categoria inédita até o momento: a de Melhor Elenco.
O Agente Secreto pode concorrer na primeira premiação de Elenco
Vitrine Filmes
A categoria de Elenco será a primeira inédita em mais de 20 anos - a anterior foi de Melhor Animação. O Agente Secreto surpreendeu a todos por estar presente na lista prévia à seleção oficial. Ao lado do filme nacional estão nomes como Frankenstein, Hamnet: A Vida Antes de Hamlet, Marty Supreme, Uma Batalha Após a Outra, Wicked Parte II, A Hora do Mal, Pecadores, Valor Sentimental e Sirât.
Anunciada há quase dois anos, a categoria já era ansiada há muitos anos, com campanhas dos profissionais da área para que fossem formalmente incluídos na premiação. “Os diretores de elenco desempenham um papel essencial na produção cinematográfica e, à medida que a Academia evolui, temos orgulho de adicionar elenco às disciplinas que reconhecemos e celebramos”, disseram o CEO da Academia, Bill Kramer, e a Presidente da Academia, Janet Yang, em fevereiro de 2024.
Quem é o diretor de elenco de O Agente Secreto?
Vitrine Filmes
Conhecido por seus trabalhos em Cangaço Novo, Notícias Populares, A Melhor Mãe do Mundo e Levante, Gabriel Domingues assumiu a direção do elenco estrelar de O Agente Secreto. O realizador foi responsável por auxiliar Kleber Mendonça Filho na escalação e preparação de astros como Wagner Moura, Alice Carvalho, Gabriel Leone, Maria Fernanda Cândido, Tânia Maria, entre outros.
“Passamos muito tempo discutindo os personagens”, disse Gabriel em entrevista à IndieWire. “Kleber tinha descrições muito longas para cada um deles, repletas de detalhes, mesmo que o personagem fizesse apenas uma breve aparição ou tivesse poucas cenas. De certa forma, isso facilita meu trabalho, porque as instruções claras fornecem um guia. O desafio é encontrar pessoas que correspondam exatamente ao que Kleber escreveu, o que tornou a maioria dos papéis extremamente difícil de escalar.”
Não é só o Agente Secreto: O outro filme brasileiro que pode disputar o Oscar 2026 já está na NetflixO diretor completa: “Ele queria criar um universo muito fiel à atmosfera e à energia dos anos 1970. Isso significava encontrar certos rostos que parecessem ter existido em 1978”, acrescentou Domingues. "Quando você está fazendo um drama de época, existem certos aspectos físicos que fazem os atores parecerem mais contemporâneos, e isso torna mais difícil trazê-los para o filme. Certos tratamentos de pele e tatuagens foram pontos de discussão. Você quer evitar isso em um filme como este."
A lista final do Oscar 2026 será divulgada em 22 de janeiro, com a cerimônia marcada para 15 de março. Enquanto isso, O Agente Secreto segue em cartaz nos cinemas.