Em uma floresta sombria da Califórnia, onde os topos de sequoias gigantes roçam o céu, um jovem pedala sem fôlego. Na cesta de sua bicicleta, há um pacote estranho. De repente, perto de um barranco, a bicicleta dispara. O pequeno extraterrestre que estava no bagageiro assumiu o controle. Na noite agora cheia de estrelas, Elliott voou. E a magistral partitura de John Williams serviu de trampolim.
Um Duo Lendário
Nesta cena que ainda hoje — mais de quatro décadas depois — está entre as mais emblemáticas da carreira de Steven Spielberg, o tempo parou para dar lugar a uma valsa de tirar o fôlego: um dueto lendário entre um cineasta ícone e seu compositor favorito.
A sintonia que reina neste exato momento entre a câmera de Spielberg e a batuta de Williams é de tirar o fôlego. A bicicleta de Elliott não está mais no chão. Agora é sobre as cordas invisíveis de uma centena de violinos, levada pelo sopro dos oboés, ritmada pelo som de um xilofone, que a jornada do personagem momentaneamente se prolonga, durante estes poucos minutos suspensos.
Universal Pictures
Uma Partitura Histórica
O ponto alto desta cena que ficará para sempre gravada na História do cinema: o plano mítico da bicicleta passando em frente a uma imensa lua cheia, que se tornaria o emblema da Amblin Entertainment, a produtora de Spielberg.
Quanto a E.T. O Extraterrestre, que é talvez o filme mais emblemático da carreira do cineasta, ele ganharia 4 Oscars, incluindo o de Melhor Trilha Sonora Original, amplamente merecido.
"Quando John Williams viu E.T., ele gostou muito do filme", disse Steven Spielberg muitos anos depois nos extras do longa-metragem.
"Foi genial!"
"Quando John gosta de um filme, percebo imediatamente, porque geralmente não há muita discussão sobre a música. Ele já tem temas em mente. (...) Lembro-me de tê-lo deixado sozinho e, um dia, ele me ligou para dizer que queria tocar algumas músicas no piano".
"Ele veio ao meu escritório e eu toquei dois temas para ele", explica John Williams. "O tema principal, onde eles voam, e o tema secundário. E estou feliz em dizer que ele gostou deles imediatamente".
E Steven Spielberg confirmou:
"Eu adorei. Foi genial! E eu estava ansioso pelo dia da gravação [com a orquestra]".
Qual é a sua partitura favorita de John Williams?