Duplas improváveis dominaram o cinema de ação e comédia dos anos 80 e 90. Filmes como Bad Boys, A Hora do Rush e Homens de Preto tiveram lucros enormes e lançaram algumas das franquias cinematográficas mais bem-sucedidas e populares de sua época. Outro filme do gênero, no entanto, passou relativamente despercebido, fracassou nas bilheterias e permanece muito menos conhecido hoje em dia – embora desfrute de status cult dentro dos círculos do gênero: Despertar de um Pesadelo, indiscutivelmente o segundo melhor filme de ação natalino de todos os tempos.
Um fracasso injustiçado
Comparado aos grandes sucessos de ação da época, o filme arrecadou decepcionantes US$ 95 milhões. O fato de o filme ser hoje considerado uma joia escondida pelo público em geral não é coincidência. Ninguém menos que Shane Black (Máquina Mortífera, O Último Boy Scout, O Último Grande Herói) escreveu o roteiro!
Os diálogos espirituosos de Black, o humor ácido do protagonista Samuel L. Jackson e o talento de direção de Renny Harlin fazem deste um filme típico de sua época – mas, ao mesmo tempo, também um thriller de ação atemporal e divertido, onde nada é deixado de lado.
New Line Cinema
Embora Harlin tivesse sofrido recentemente um dos maiores fracassos de bilheteria da história de Hollywood com A Ilha da Garganta Cortada, o estúdio ainda depositou total confiança nele, permitindo que se entregasse à sua paixão pela direção seguindo um lema: tudo ou nada! O resultado? Um clássico de categoria B que ainda é divertido hoje em dia – e certamente não apenas no Natal!
O roteiro original de Black também insinuava diretamente uma sequência, que teve sua produção planejada pela primeira vez em 2007 e foi até mesmo discutida novamente em 2019. No entanto, pelo menos por enquanto, não parece que ela será de fato produzida.
É disto que se trata Despertar de um Pesadelo
Samantha (Geena Davis) leva uma nova vida tranquila após perder a memória há oito anos. No entanto, quando se envolve em um acidente, ela começa a se lembrar de fragmentos de seu passado. Juntamente com o investigador nada convencional Mitch Hennessey (L. Jackson), ela parte em busca do segredo de sua verdadeira identidade – que parece ser a de uma agente da CIA especializada em assassinatos!
Seus antigos empregadores já descobriram suas atividades e passaram a persegui-la – mas Samantha consegue se lembrar cada vez mais não só de sua antiga vida, como também dos métodos de uma agente letal. Assim, junto com Hennessey, ela inicia uma luta contra o serviço secreto – e logo descobre uma verdade sombria…