A Guerra do Vietnã tem sido o foco do enredo de muitos filmes nas últimas seis décadas. É um dos episódios de guerra favoritos dos cineastas, talvez superado apenas pelas histórias sobre a Segunda Guerra Mundial. Títulos como Apocalypse Now (1979) ou Nascido Para Matar (Full Metal Jacket, 1987) entraram para a história do cinema, assim como Platoon (1986), de Oliver Stone. Ninguém duvidaria de seu valor cinematográfico, mas para Quentin Tarantino há outro filme sobre a Guerra do Vietnã ainda melhor.
Trata-se de Pecados de Guerra (Casualties of War), um filme de Brian De Palma. O filme estreou no mesmo ano de De Volta para o Futuro 2, então Michael J. Fox, protagonista do filme de guerra, estava em seu período de maior popularidade. Aqui ele interpreta o soldado Eriksson, o único de sua unidade que se recusa a participar do sequestro e estupro de uma menina vietnamita. Os fatos não são ficção e se baseiam no que aconteceu na Colina 192 em 1966, onde a jovem Phan Thi Mao foi sequestrada, estuprada e assassinada.
Junto com Fox, Sean Penn, John Leguizamo, John C. Reilly e Ving Rhames estrelaram este drama que recebeu críticas muito boas, mas fracassou nas bilheterias. A passagem do tempo, em vez de transformá-lo em um filme cult como às vezes acontece, o deixou enterrado em uma montanha de outros títulos de guerra, mas nunca é um momento ruim para resgatá-lo. Até Steven Spielberg disse que o filme te deixa impactado "durante uma semana".
Columbia Pictures
"O melhor filme sobre a Guerra do Vietnã"
"O melhor filme sobre a Guerra do Vietnã", chegou a dizer Tarantino em uma entrevista à Le Monde 2 em 2009. No artigo de Samuel Blumenfeld, ele repassa os filmes de guerra que o inspiraram e inclui Pecados de Guerra. O redator afirma que, embora não tenha perguntado sobre seus filmes favoritos, são "imagens de filmes de guerra que marcaram sua vida como cinéfilo veterano". Tarantino continuou elogiando o filme de De Palma.
Apocalypse Now se classificaria em outra categoria, já que o filme de Coppola transcende a guerra. [Pecados de Guerra] apresenta a sequência de estupro mais traumatizante da história do cinema. É também uma das melhores atuações de Sean Penn, aterrorizante no papel do sargento-chefe de esquadrão
"De Palma adapta uma breve notícia, que certamente se repetiu várias vezes no Vietnã ou em outros lugares. Elia Kazan também se inspirou nela para The Visitors (1972), um filme íntimo. De Palma aborda essa mesma notícia com o estilo épico e operístico que o caracterizou desde Trágica Obsessão (1976) e Um Tiro na Noite (1981). Soldados capturam uma jovem vietnamita. Antes de assassiná-la, todos os membros da unidade, exceto um, a torturam e estupram. A covardia, junto com a bravura do personagem interpretado por Michael J. Fox — que não participa do estupro e denuncia seus companheiros — é comovente", continua explicando o cineasta.
A obra de De Palma serviu de inspiração para Cães de Aluguel. "Há uma cena, bem no início [...], onde o personagem de Sean Penn ajuda seu amigo ferido. Não a copiei quadro a quadro, mas emocionalmente a usei ao escrever Cães de Aluguel", explica.