"Por que aceitei fazer este filme?": É um dos piores papéis de Judi Dench, e ela sabia disso
Ana Pilato
Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

Figura imponente no cinema e no teatro, Dench também tem sua parcela de trabalhos menos brilhantes – como Artemis Fowl, dirigido por seu amigo Kenneth Branagh e lançado em 2020...

Em maio de 2024, a atriz Judi Dench fez um anúncio muito triste. Diagnosticada com degeneração macular (uma doença nos olhos), ela revelou que foi obrigada a se aposentar. Figura imponente no mundo da atuação e uma grande estrela dos palcos de teatro, Judi possui uma lista impressionante de conquistas: 140 filmes em seu currículo, um Oscar (de Melhor Atriz Coadjuvante por Shakespeare Apaixonado), um Prêmio Tony, dois Globos de Ouro, seis BAFTAs e sete Prêmios Laurence Olivier.

Um fracasso embaraçoso

Em uma filmografia como essa, e apesar de alguns filmes verdadeiramente ótimos e papéis memoráveis, é inevitável que haja alguns tropeços. Em outras palavras, algumas escolhas artísticas questionáveis, até mesmo francamente catastróficas ou incompreensíveis, mesmo que, de vez em quando, seja preciso fazer o mínimo necessário.

Lembramos, por exemplo, que a atriz se sentiu um tanto perdida no universo de A Batalha de Riddick ao lado de Vin Diesel – um filme sobre o qual ela mesma disse que "nunca entendeu" exatamente do que se tratava...

Walt Disney Studios

Também poderíamos considerar seu papel no constrangedor filme de 2019, Cats, dirigido por Tom Hooper. Uma adaptação desastrosa do lendário musical da Broadway, que "triunfou" no prêmio Framboesa de Ouro com seis vitórias e chegou a enfurecer o próprio Andrew Lloyd Webber, compositor do lendário musical original.

"Ela parecia se perguntar o que estava fazendo ali"

Em 2020, Judi Dench assumiu um dos piores papéis de sua carreira em Artemis Fowl - O Mundo Secreto. Essa participação provavelmente ocorreu apenas para fazer um favor ao seu velho amigo Kenneth Branagh, que dirigiu o filme produzido pela Disney.

Vestida com um traje verde berrante e ostentando orelhas pontudas, no papel de Julius Root – um elfo de 800 anos que parece preferir estar em qualquer lugar, menos no filme –, Dench parecia questionar sua presença no projeto.

Artemis Fowl - O Mundo Secreto
Artemis Fowl - O Mundo Secreto
Data de lançamento 12 de junho de 2020 | 1h 35min
Criador(es): Kenneth Branagh
Com Ferdia Shaw, Colin Farrell, Lara McDonnell
Usuários
2,5

Essa foi exatamente a observação feita por seu colega, Josh Gad. "Filmamos uma cena juntos, e a expressão dela dizia claramente: 'Por que eu aceitei fazer esse filme? Por que eu pedi para matarem meu personagem em Bond? Daniel Craig é muito mais profissional do que Josh Gad!'", contou, em tom de brincadeira, ao Entertainment Tonight.

De qualquer forma, poucas pessoas pareciam acreditar em Artemis Fowl; nem mesmo a Disney, que havia investido US$ 125 milhões na produção do filme. Rapidamente retirado dos cinemas nos Estados Unidos devido a um lançamento desastroso no Disney+, o filme acabou sendo removido completamente da plataforma em maio de 2023.

facebook Tweet
Links relacionados