Pause Gladiador no minuto 21 para descobrir um homem de calças jeans no meio do Império Romano
Giovanni Rodrigues
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

Um erro na épica obra estrelada por Russell Crowe. Nem mesmo os Oscars corrigem o problema!

Gladiador começou com uma viagem de moto pela Europa. Uma viagem em que seu roteirista, David Franzoni, percorreu um bom número de países, onde descobriu o fascínio dos romanos por soltar cristãos na arena e deixá-los se matarem entre si. Anos depois, quando ele contou a ideia que fervilhava em sua cabeça há anos para Steven Spielberg, este lhe disse para não pensar duas vezes. Foi apenas a primeira de muitas versões que poderiam ter resultado em um Gladiador muito diferente daquele que conhecemos...

Gladiador
Gladiador
Data de lançamento 19 de maio de 2000 | 2h 35min
Criador(es): Ridley Scott
Com Russell Crowe, Joaquin Phoenix, Connie Nielsen
Usuários
4,7
Assista agora no Paramount+

Por exemplo, quando Ridley Scott entrou como diretor, ele insistiu que queria Antonio Banderas como protagonista do filme. Mas quando Banderas recusou, ele pensou em Tom Sizemore, Tom Cruise e Mel Gibson antes de Russell Crowe aceitar. Afinal, Máximo é de Trujillo, teria feito todo o sentido colocar um espanhol como protagonista, não é? Pois agora imaginem que o resto do elenco principal fosse composto por Jude Law e Jennifer Lopez. Gladiador poderia ter sido, definitivamente, muito estranho.

E fiquem atentos, porque momentos estranhos existem aos montes. Por exemplo, este plano, no minuto 21:00, em que Máximo alimenta seu cavalo com uma maçã e, de repente, é possível ver alguém vestido com jeans assistindo à cena bucólica atrás do cavalo: se você pensar que, em vez de um erro, é um paradoxo temporal, o filme se torna muito mais divertido.

Universal Pictures / Scott Free Productions

Não é de admirar: as filmagens de Gladiador foram um caos que começou a ser rodado sem um roteiro finalizado. De fato, sabe-se que Crowe disse "Os diálogos são lixo, mas eu sou o melhor ator do mundo e posso fazer com que até o lixo soe bem". Humilde o rapaz. Entre os atores cheios de ego e um roteiro que na época não passava de 32 páginas, vocês podem imaginar a confusão. Acabou sendo indicado ao Oscar, embora tenha perdido para Quase Famosos. Isso sim, o ator principal e o filme levaram sua estatueta para casa. É o que tem.

facebook Tweet
Links relacionados