Kurt Russell se tornou uma estrela de Hollywood após estrelar clássicos nos anos 80 e 90 como Fuga de Nova York, O Enigma de Outro Mundo, Tango & Cash - Os Vingadores e Stargate: A Chave para o Futuro da Humanidade, mas ele assumiu um dos melhores papéis da sua carreira no começo dos anos 2000 em Desafio no Gelo.
Desafio no Gelo foi lançado em 2004 contando a história da surpreendente vitória da seleção masculina de hóquei dos Estados Unidos sobre a imbatível União Soviética nas nas Olimpíadas de Inverno de 1980. No filme, Kurt Russell interpreta o técnico Herb Brooks, mas teve um comportamento inusitado nos bastidores da produção.
Kurt Russell ignorou seus colegas de elenco em Desafio no Gelo – mas por um bom motivo
Buena Vista Pictures Distribution
Como Desafio no Gelo teve basicamente atores novatos, Kurt Russell decidiu ficar longe deles e não socializar até as filmagens para que as estrelas não estranhassem sua mudança de personalidade na vida real e interpretando Herb Brooks.
O ator explicou essa mudança em entrevista ao Blackfilm.com:
Eu sei que esses caras nunca trabalharam como atores. Nunca estiveram diante de uma câmera, em um set. Eu não queria que eles sentissem, nenhum deles passasse pelo processo de conhecer o Kurt e depois ver o Kurt ser o Herb. E que houvesse qualquer tipo de confusão ali, ou qualquer tipo de mudança a fazer. Eu disse que seria perigoso. Eles já teriam o suficiente para lidar. Então, pensei que a melhor coisa a fazer seria ficar longe deles
Aos poucos, Kurt Russell começou a mudar isso. "Eu vi como isso funcionou muito para nós, então, conforme o filme foi sendo filmado, por causa de muita coisa do hóquei, estava meio que em ordem. Então, comecei a passar um pouco mais de tempo com eles e a ser um pouco mais eu entre as tomadas. No final, eles entenderam e então, na última, acho que faltavam umas duas noites, eu os chamei para a sala e tomamos algumas cervejas e Eu disse: 'É, é bom ver você'. Mas eles entenderam. Eles realmente entenderam".
Em Desafio no Gelo, Herb Brooks (Kurt Russell) é sondado como novo técnico da equipe de hóquei dos Estados Unidos. Ao voltar para St. Paul, Minnesota, Herb diz para sua mulher, Patty (Patricia Clarkson), que nada aconteceu de positivo e que ele não é o técnico que desejam. Porém, ele recebe uma ligação do Colorado dizendo que o emprego é dele. Herb seleciona 26 jovens atletas, mas 6 serão cortados, para em fevereiro de 1980 em Lake Placid disputarem os Jogos Olímpicos de Inverno. Brooks treina seus atletas de uma forma polêmica para derrotar a equipe da União Soviética, que é considerada imbatível.