Quem gosta de faroestes certamente sabe que o gênero tem muito mais a oferecer do que Três Homens em Conflito, Os Imperdoáveis ou Django Livre – por melhores que sejam esses filmes. Os faroestes geralmente são ricos em obras magníficas, mas nem todas tiveram a sorte de se tornarem verdadeiros clássicos.
Um desses filmes é Mais Forte Que a Vingança, de Sydney Pollack. A aventura de faroeste estrelada por Robert Redford, que faleceu em 16 de setembro, é muito aclamada pelos fãs, mas passou despercebida.
É disto que se trata Mais Forte Que a Vingança
Jeremiah Johnson (Redford) deixou sua vida de soldado para trás e se mudou para as solitárias montanhas do Colorado. O caçador indígena Bear Claw (Will Geer) se torna seu mentor e inicia Jeremiah na arte da caça. Um dia, na natureza, Jeremiah testemunha um ataque da tribo Blackfoot.
Warner Bros.
Os únicos sobreviventes são uma mulher aparentemente confusa e seu filho. Ela força Jeremiah a acolher a criança, e, assim, o solitário repentinamente se torna pai adotivo. Mas isso não é tudo: após uma série de coincidências, ele se casa com a filha de um chefe de tribo. Mas essa felicidade inesperada logo é destruída quando Jeremiah e sua nova família são atraídos para uma campanha de vingança...
Visualmente poderoso e sensível
A aventura de faroeste, como muitas outras produções do gênero, se desenrola inicialmente através do grito irreprimível do protagonista por liberdade. A resposta para o motivo de sua fuga para a natureza permanece obscura. Mais Forte Que a Vingança, no entanto, não romantiza o cenário de retorno à natureza, mas rapidamente confronta o protagonista com a realidade: ele não consegue sobreviver ali sozinho.
No final das contas, porém, talvez sejam as poderosas paisagens da natureza intocada que permanecerão na memória por muito tempo. Até porque elas também refletem a vida interior de Jeremiah, retratada com uma complexidade maravilhosa por Robert Redford.
O filme está disponível para compra ou aluguel no Prime Video.