Não é novidade que os filmes de terror são esnobados nas premiações mais famosas de cinema, tanto que até hoje apenas uma produção do gênero venceu o Oscar de Melhor Filme. Estou falando do clássico O Silêncio dos Inocentes, lançado em 1991.
Outros clássicos de terror tiveram destaque no Oscar, como O Exorcista (1973), Tubarão (1975), O Sexto Sentido (1999) e Corra! (2017), mas apenas O Silêncio dos Inocentes venceu a principal categoria. O filme ganhou cinco Oscars: Melhor Filme, Diretor, Ator para Anthony Hopkins, Atriz para Jodie Foster e Melhor Roteiro Adaptado.
O Silêncio dos Inocentes é uma adaptação do livro de Thomas Harris, dirigido por Jonathan Demme. Anthony Hopkins ficou marcado pelo papel do vilão Hannibal Lecter, um dos mais icônicos do cinema, e conquistou o Oscar mesmo com apenas 16 minutos de tela. O filme tem avaliação de 4,6 de 5 estrelas dos usuários no AdoroCinema.
A agente do FBI, Clarice Starling (Jodie Foster) é ordenada a encontrar um assassino que arranca a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura o perigoso psicopata, Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), encarcerado sob a acusação de canibalismo.
Diretor de O Silêncio dos Inocentes ficou surpreso com a vitória no Oscar
Orion Pictures
"Os prêmios foram chocantes. Sabíamos o quão incríveis Tony, Jodie e todos eram. Mas você simplesmente não pensa nesses termos porque, no final das contas, é um suspense. Tem uma jovem tentando salvar outra jovem, mas é um suspense. Não parece um filme do Oscar", relembrou Jonathan Demme sobre sua reação em entrevista ao Deadline.
"As indicações pegaram todo mundo de surpresa. Achávamos que esses filmes maiores ganhariam os prêmios, e a única coisa que me lembro de termos conversado foi sobre o impulso de colocar Anthony Hopkins na categoria de Melhor Ator Coadjuvante porque seu tempo em tela era relativamente curto", disse o diretor. "Todos nós concorremos ao Oscar, e então... começamos a ganhar. Eu estava completamente apavorado. Houve um momento em que estávamos sentados atrás de Warren Beatty, que estava alguns assentos abaixo de Arthur Krim e Eric Pleskow. Após a segunda premiação, Warren Beatty se virou e disse para Arthur e Eric: 'Vai ser uma varrida'. Nós pensamos: 'Um quê?'. E foi isso".