ATENÇÃO: Está matéria contém spoilers de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge.
Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge deveria ser a conclusão coroada da aclamada trilogia dirigida por Christopher Nolan. O épico que colocaria um ponto final na jornada do herói vivido por Christian Bale.
Mas quando lembro desse filme, não penso primeiro em Tom Hardy com a voz cavernosa de Bane ou na Mulher-Gato cheia de estilo de Anne Hathaway. O que me vem à mente é algo bem diferente: a pior cena de morte de um blockbuster dos últimos 15 anos!
Esta é a pior cena de morte
No final do terceiro filme, descobrimos que Miranda Tate (Marion Cotillard) era, na verdade, Talia al Ghul, filha de Ra's al Ghul (Liam Neeson). Começa uma corrida contra o tempo pela bomba que destruirá Gotham. No meio disso, Talia cai nas profundezas com seu caminhão. E então acontece o momento que muitos fãs — e a própria atriz — gostariam de esquecer.
A câmera foca na vilã gravemente ferida, ao volante do caminhão destruído. E o que poderia ser um momento dramático e impactante, acaba soando involuntariamente cômico. Talia dá sua última declaração com a voz ofegante: "O trabalho do meu pai está completo" e então ela simplesmente expira de forma exagerada, fecha os olhos e solta um suspiro teatral.
É por isso que a morte parece tão deliberada e obviamente encenada. A cena deixa a sensação de que foi um teste de câmera deixado por engano na versão final. Até Batman, Gordon (Gary Oldman) e Mulher-Gato reagem com expressões que beiram o constrangimento.
O erro de Christopher Nolan
Claro que Marion Cotillard não carrega sozinha essa cruz. O diretor de Oppenheimer, Christopher Nolan, e sua equipe de edição contribuíram para que tudo parecesse artificial e deslocado. Enquanto Gotham enfrenta momentos de tensão em paralelo — a ameaça da bomba, a luta desesperada por sobrevivência —, a morte de Talia surge como um ponto baixo que não consegue acompanhar o peso do restante da narrativa.
A atriz, aliás, também não ficou muito feliz com sua morte no filme. Em uma entrevista durante a turnê de imprensa da Aliados, via YouTube, Marion Cotillard explicou sobre Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge:
Às vezes, as coisas dão errado, e quando você vê na tela, pensa: 'Por quê?'. 'Por que eles mantiveram aquela tomada?'. Era desconfortável me identificar com aquela cena. Embora eu me esforce ao máximo para encontrar autenticidade em cada personagem que interpreto, é desconfortável saber que sou conhecida por aquela cena.
Apesar da repercussão, é justo dizer que Cotillard é uma atriz premiada e de enorme talento. Nesse caso, o problema não foi só dela — mas do conjunto da cena que ficou a baixo das expectativas do público para um encerramento tão grandioso.
Se bateu a curiosidade (ou a vontade de rever a trilogia inteira), o filme está disponível no catálogo da HBO Max.